CASA DESABA E MORADORA ESCAPA DE EXPLOSÃO EM FLORIANÓPOLIS; VÍDEOS
Explosão em Jurerê, em Florianópolis, deixou casa destruída – Foto: CBMSC/Divulgação/ND
Veterinária Julia Conde Avanzo, de 24 anos, tinha acabado de chegar ao trabalho, quando foi informada do colapso da residência.
A veterinária Julia Conde Avanzo, de 24 anos, tinha acabado de sair para o trabalho quando uma explosão derrubou sua casa em Jurerê, região Norte da Ilha de Santa Catarina, na manhã desta terça-feira (25).
A casa veio abaixo por volta das 8h30, pouco depois de Julia se deslocar para a clínica veterinária, às 7h20. Ela foi informada do acidente por telefone.
Natural do Paraná, ela esta há quatro meses em Florianópolis e não conhece muitas pessoas na cidade. Ela dividia a casa apenas com a gatinha, que ainda não foi localizada.
Apesar de bastante emocionada, a moradora afirmou que está “aliviada” por ter escapado do acidente. Ela contou que, de seus pertences, restou apenas a roupa do corpo.
De acordo com Samuel Vidal, da Defesa Civil de Florianópolis, a unidade colapsou e “virou uma espécie de sanduíche”. Há outra construção, também com quitinetes, no terreno.
Julia tinha saído para trabalhar pouco antes da explosão – Foto: Leo Munhoz/ND
Uma das moradoras da unidade contou à reportagem que a “explosão foi muito forte”. O carro da família, que estava próximo à construção colapsada, ficou totalmente destruído. “A gente vê na televisão, mas nunca acha que vai acontecer com a gente”.
Moradores de casas que ficam a cerca de 150 metros de distância relataram que sentiram com intensidade a explosão.
Impacto em outras casas
A aposentada Valdirene estava em uma construção ao lado e teve ferimentos leves – Foto: Osvaldo Sagaz/ND
Alisson Natan Bastos, de 25 anos, vizinho da quitinete colapsada, contou que estava dormindo quando ouviu a explosão, e que não sofreu ferimentos porque estava envolvido em um cobertor. Apesar de morar no mesmo terreno, existem duas construções no local. A casa dele não foi diretamente atingida, mas todos os móveis ficaram destruídos com o impacto da queda após o tremor.
A avó dele, a aposentada Valdirene da Silva Bastos, teve ferimentos no rosto. Isso porque, na hora da explosão, ela estava tomando chimarrão na cozinha e foi atingida pela porta.
Veja como ficou a casa de Alisson:
“Parecia cena de filme”, relatou Alisson. A avó dele é do Paraná e está visitando o neto em Florianópolis. O jovem trabalha como cabelereiro em Jurerê Internacional. Agora, ele afirmou que não sabe o que irá fazer.
Confira o relato de Valdirene:
Vídeos: Eduardo Cristófoli/NDTV
As equipes de resgate continuam no local e há suspeita de que uma mulher de aproximadamente 56 anos esteja soterrada. Maquinário pesado é utilizado para ajudar as equipes de salvamento.
Segundo os bombeiros, a causa da explosão ainda é desconhecida, mas provavelmente foi um vazamento de GLP, segundo apuração do ND. Trata-se de uma edificação multifamiliar de dois andares, com quitinetes.
ND Mais*



Nenhum comentário