CIENTISTAS ESTÃO TREINANDO ABELHAS PARA DETECTAR CASOS DE COVID-19

 

Insetos aprenderam, com um sistema de recompensas, a encontrar o odor característico da infecção em visons em apenas alguns segundos

Pesquisadores da Universidade Wageningen, na Holanda, estão treinando abelhas capazes de identificar o cheiro característico da infecção pelo coronavírus. Os 150 insetos recebem uma recompensa (água com açúcar) a cada vez que são expostas ao odor de um vison com Covid-19.

As abelhas já são capazes de encontrar a amostra infectada em segundos. Segundo os cientistas, as mudanças metabólicas que acontecem no organismo de uma pessoa ou animal contaminado fazem os fluidos corporais terem um odor diferente.

Os responsáveis pela pesquisa ainda não sabem se as abelhas conseguirão distinguir o cheiro fora do laboratório, mas acreditam que os resultados até agora são muito promissores. A ideia é que, no futuro, os insetos possam ajudar a identificar casos em locais onde não há estrutura tecnológica suficiente para analisar testes de PCR.

O próximo passo do estudo é criar um protótipo de máquina que poderia treinar várias abelhas ao mesmo tempo e tentar ensiná-las a reconhecer o coronavírus em aerossóis.

Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário