CONSELHO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO AM REALIZA VISITA TÉCNICA EM CASTRAMÓVEL VIABILIZADO POR JOANA DARC
![]() |
| Foto: Matheus Ponce |
Esta semana, o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Augusto Omena, acompanhado do Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira e da Superintendente de desenvolvimento sustentável de comunidades da Fundação Amazônia Sustentável, Valcéia Solidade, realizaram uma visita técnica nas instalações da primeira Unidade Móvel de Castração do Amazonas, viabilizada pela deputada estadual e protetora dos animais Joana Darc (PL).
Durante a visita, Omena ficou impressionado com a qualidade do investimento. “Muito boa, achei tudo muito bem acabado. O interior é todo lavável e eficaz.”, destacou.
O Castramóvel encontra-se na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), aguardando os procedimentos de regulamentação para entrar em funcionamento.
A deputada Joana Darc, que idealizou e direcionou recursos para a concretização deste projeto, fez questão de mostrar que o investimento está sendo aplicado com responsabilidade e zelo. ”A gente tem o compromisso de fazer o projeto de castração funcionar da melhor forma possível para os animais, com atendimento digno e de qualidade e que possa ajudar no controle populacional de cães e gatos em todo o Amazonas. A visita técnica de hoje foi para receber orientação do Conselho sobre o que é necessário para o pleno funcionamento da unidade móvel de castração”, informou.
Outros dois castramóveis, que também foram adquiridos com recursos viabilizados pela deputada Joana, serão destinados para a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
Para a Superintendente de desenvolvimento sustentável de comunidades da FAS, Valcléia Solidade, a implementação do Castramóvel é uma grande conquista para o Amazonas.
”Acho muito importante fazer esse trabalho porque a gente sabe que a questão dos animais também interfere na saúde humana principalmente em comunidades e municípios distantes, e ter isso de forma legalizada, dentro dos preceitos, faz toda a diferença.” afirmou.
O titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destacou a importância desse projeto e parabenizou a deputada. “A gente quer trabalhar a questão ambiental de maneira integrada, principalmente nas cidades do interior e nas unidades de conservação que é uma outra realidade que também tem animais que vivem abandonados e que estão em contato com a floresta e podem ser veículos de zoonoses que estão na floresta. Por isso eu quero agradecer a deputada Joana Darc que é autora das emendas que está tornando possível essa agenda, e que a gente possa dar um retorno a sociedade em geral dizendo que, cuidar do meio ambiente, cuidar do bem estar animal, é, acima de tudo, promover o cuidado com as pessoas.” apontou.

Nenhum comentário