JOANA DARC VIABILIZA POÇO ARTESIANO PARA DISTRITO DE MOURA EM BARCELOS



Nesta quinta-feira (06), o município de Barcelos, localizado a 405 quilômetros de distância da capital amazonense, completa 263 anos de fundação, e para comemorar a data, a deputada estadual Joana Darc (PL) anunciou, junto à vereadora Raycka Lacerda (PSC), uma conquista que vai beneficiar aproximadamente mil moradores do Distrito de Moura, localizado a 145 km de distância, via fluvial, da sede de Barcelos.

A parlamentar viabilizou, junto a vereadora Raycka e as lideranças municipais Radinho e Jander Loiola, a construção de um poço artesiano pelo Governo do Estado, em Moura, para fornecer água potável e contribuir com a saúde dos habitantes locais.

Desde o ano passado, os representantes de Barcelos e a deputada Joana Darc estão articulando a perfuração do poço artesiano de Moura, e hoje, no aniversário da cidade, a autorização do início da obra, veio como um presente aos moradores.  Em reunião com o governador Wilson Lima (PSC), Joana e Raycka receberam a notícia que marca uma conquista histórica ao local que não possui água potável.

“É um absurdo que em pleno 2021 ainda não tenha lugares que não tem saneamento básico. Quando a vereadora Raycka me falou dessa solicitação, vim pessoalmente, encaminhar ao governador a construção do poço. Barcelos tem um carinho especial no meu mandato e na minha vida. É a terra da minha família, lugar que possuo laços muito fortes. Conheço bem a realidade daquele local e coloco o meu mandato à disposição da população barcelense para que as necessidades sejam reivindicadas no parlamento e possamos ter um município mais desenvolvido.”, destacou Joana.

O Distrito de Moura possui uma formação geológica constituída por rochas, com exploração de pedra brita, enviada para todo o país. Essa formação geológica dificulta a perfuração de poços artesianos, desta forma, não houve interesse em admirações anteriores em realizar tal perfuração para levar água potável as famílias resistentes em Moura.

“Com o apoio da deputada Joana Darc, o governador nos garantiu mais essa vitória para Moura. Essa é uma das formas que tenho para presentear todos os dias a minha cidade”, pontuou Raycka.

Hoje, o abastecimento de água às famílias é por uma bomba d'água que leva a água do Rio Negro para as residências, sem nenhum tratamento.

Outras ações

No início da pandemia, a deputada solicitou ao poder executivo do município a imediata distribuição de álcool em gel de forma gratuita para a população e incentivou a formação de parcerias com cooperativas e associações de costureiras para a confecção e distribuição de máscaras de tecido para as pessoas do grupo de risco. Além disso, Joana também cobrou medidas imediatas de combate e prevenção contra o Covid-19, além de suporte para as comunidades ribeirinhas e indígenas nesse momento atípico.

A deputada ainda solicitou apoio da Guarda Municipal de Barcelos nas filas de agências bancárias e loterias para coibir furtos e evitar aglomerações. A parlamentar, conhecida por sua atuação em prol da causa animal, também exigiu informações acerca das políticas adotadas para o bem-estar animal e no controle de zoonoses.

“Quando a gente cuida da saúde animal isso acaba refletindo na qualidade de vida das comunidades e ainda beneficia o meio ambiente e o ecossistema como um todo.”, justificou Joana Darc.

Barcelos é a segunda maior cidade em extensão territorial do Brasil, e foi a primeira capital da província do Amazonas. O município com quase 30 mil habitantes é conhecido pela pesca sustentável, que fortalece grande parte da economia da região.

Assessoria de Imprensa- Deputada Estadual Joana Darc (PL)
Contato: (92) 98405-7557
E-mail: comunicacao@joanadarcam.com.br

Matéria de responsabilidade da assessoria da Deputada Joana Darc*

Nenhum comentário