VÍDEO: FOGUETE CHINÊS QUE DEVE CAIR NA TERRA É VISTO NO CÉU DE SANTA CATARINA


O foguete chinês que está sem controle foi visto em Torres, no litoral norte gaúcho, às 19h06min de quinta-feira (6). O objeto também foi avistado em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais entre quinta-feira e este sábado (8).

Em SC, de acordo com o portal G1, a câmera de monitoramento de uma estação em Monte Castelo registrou o objeto passando pouco após as 18h30min de sexta-feira (7). 

— A gente tem certeza que é o foguete. Primeiro que já era para passar pela posição e horário que passou e dá para ver nas imagens uma variação de brilho. Essa variação de brilho vem sendo observada e é partir dela que ficou claro que estava fora de controle. Quando está girando é porque não está estável em órbita — explicou o diretor técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita.

A queda do foguete estava prevista para as 23h40min deste sábado — até a publicação da matéria, ele ainda estava em órbita. A trajetória do objeto foi acompanhada em transmissões ao vivo no canal do Youtube do Clima ao Vivo. 

Perseverance capta o som do voo do helicóptero Ingenuity em MartePerseverance capta o som do voo do helicóptero Ingenuity em Marte

Chuva de meteoros no RS pode ser conferida até o final do mêsChuva de meteoros no RS pode ser conferida até o final do mês

O país asiático colocou em órbita o primeiro módulo de sua estação espacial em 29 de abril, graças a um foguete Longa Marcha 5B - o mais poderoso e imponente lançador chinês .É a primeira parte deste foguete, atualmente em órbita, que deve retornar à Terra. Está perdendo altitude gradualmente e seu ponto de queda ainda é desconhecido.

A China tem sido muito discreta sobre o assunto e não publicou nenhuma previsão sobre o horário que o lançador entrará na atmosfera terrestre, ou onde deveria se desintegrar total ou parcialmente. Após um longo silêncio das autoridades espaciais e diplomáticas chinesas, Pequim se pronunciou sobre o assunto na sexta-feira (7).

— A maioria dos componentes (do foguete) vai queimar na reentrada na atmosfera — assegurou Wang Wenbin, porta-voz do ministério de Relações Exteriores da China. —A probabilidade de causar danos às atividades aéreas ou (a pessoas, edifícios e atividades) em solo é extremamente baixa — completou.

Apesar disso, o proprietário do Observatório Espacial Heller & Jung e diretor científico da Bramon, Carlos Fernando Jung, avalia que um risco na queda não pode ser descartado. Ainda assim, é improvável que o foguete caia no Brasil.

ASSISTA:


Fonte: Gauchazh

Nenhum comentário