‘ILUMINA MANAUS RURAL’ INSTALA LED NA COMUNIDADE SÃO JOÃO DO TUPÉ

Foto - Márcio Melo / Seminf


O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, acompanhou no início da noite desta terça-feira, 1º/6, a conclusão da instalação de 55 pontos de iluminação a LED na comunidade São João do Tupé, inserida na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, zona rural de Manaus, com acesso pelo rio Negro. A região é a terceira a receber a ação do programa “Ilumina Manaus Rural”, lançado na última semana pelo prefeito David Almeida e que pela primeira vez na história, levará iluminação de LED para as comunidades rurais da capital.


“Depois de iluminarmos mais de 23 mil pontos na zona urbana, por determinação do prefeito David Almeida, estamos descentralizando os serviços da prefeitura e levando a tecnologia de iluminação a LED para a zona rural. Ao visitar esta comunidade, eu vejo como a transformação realizada por este serviço tem mudado a vida das pessoas”, observou Rotta.

 

As novas luminárias, instaladas ao longo de quatro ruas da comunidade, vão beneficiar aproximadamente 80 famílias que vivem no local e que sofriam com iluminação precária há anos, sem qualquer expectativa de auxílio por parte do poder público. No planejamento, para receber o programa, estão as comunidades Terra Nova, Abelha, Livramento e Terra Preta.

 

A comunidade Nossa Senhora de Fátima, no ramal da Cooperativa, com acesso pela BR-174 (Manaus-Boa Vista), foi a primeira a ser beneficiada pelo “Ilumina Manaus Rural” e recebeu a implantação de 70 novos pontos de iluminação. A segunda beneficiada foi a comunidade Nova Canaã, no quilômetro 41, da BR-174, que recebeu 90 pontos.

 

Melhorias

Maria Raimunda Silva, de 41 anos, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos moradores devido à falta de iluminação. Segundo ela, até o deslocamento para a área urbana era prejudicado pela ausência do serviço.

 

“Aqui era muito escuro, para caminhar, para ir ao comércio, até mesmo sair para Manaus oferecia perigo para nós. Já tivemos muitos prefeitos, mas nenhum deles fez questão de nos visitar ou cumprir promessas, porém com o prefeito David e o vice Marcos Rotta nós já sentimos a diferença e a vontade que eles têm de fazer por nós” disse Maria, que vive na comunidade do Tupé há quatro anos.

 

Ilumina Manaus

Em menos de cinco meses da gestão do prefeito David Almeida, mais de 23 mil pontos a LED já foram instalados por toda a capital, reduzindo custos e melhorando a qualidade da iluminação na cidade. Além das vias urbanas, o programa “Ilumina Manaus” da prefeitura, já atendeu 50 campos de futebol. A meta é garantir que ao menos cem complexos esportivos tenham a iluminação revitalizada.

 

Os serviços de instalação são realizados pela concessionária ManausLuz e fiscalizados pela Seminf, por meio da equipe da Unidade Gestora de Energia Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia).

Nenhum comentário