ADAF REALIZA VISTORIA EM UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO EM CARAUARI

 

Vistoria em unidade de beneficiamento de pescado. Foto: Divulgação/Adaf

Para certificar uma unidade de beneficiamento de pescado situada no município de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus) no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) realizou, nesta semana, uma vistoria final na planta, que deverá processar 200 toneladas de pescados e derivados mensalmente.

A equipe da gerência de inspeção e local da Adaf esteve verificando a estrutura da planta, para que o empreendimento atenda todos os padrões higiênicos-sanitários exigidos pela agência, assegurando a saúde pública da população do estado. 

Após a adesão do serviço de inspeção, o novo empreendimento irá fornecer todas as espécies autorizadas, em particular o pirarucu manejado, e contará com 14 funcionários entre homens e mulheres para o funcionamento do local. 

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc) e proprietário da Unidade de Beneficiamento de Pescado e Produtos de Pescado está ansioso para que o empreendimento funcione, e que os últimos ajustes estarão sendo feito para a obtenção do SIE.

“Estamos prestes a funcionar com nosso entreposto de pescado, e nossa expectativa é a melhor possível no sentido de ter um empreendimento funcionando no município do estado com todas as condições sanitárias, dando garantia de um produto de qualidade. Estaremos fazendo os ajustes solicitados pela Adaf, mas nada que não seja solucionado dentro dos prazos, para que possamos começar os trabalhos nesta safra, prevista para iniciar no final de agosto”, comentou.


Sobre o SIE 

O selo concedido pela Adaf, garante aos consumidores as boas práticas de fabricação e manipulação dos produtos, atestando que estão aptos para ser comercializados dentro do estado do Amazonas de forma segura. Atualmente, o Amazonas conta com 43 estabelecimentos com SIE de pescados e derivados. 

Para o gerente de inspeção de Produtos de Origem Animal da Adaf, Ramerson Ferreira, que esteve presente na visita na unidade de beneficiamento, obter o SIE garante segurança para os fornecedores e consumidores do produto. 

“Com o serviço de inspeção estadual, o estabelecimento vai fornecer um produto seguro e de qualidade para a sociedade, sem riscos e danos à saúde. Quem comprar um produto inspecionado, fica ciente da data de fabricação, origem e local produzido, além de ter a confirmação que o produto está em boas condições de consumo”, comentou.


Regularização

 Produtores e empresários que estejam interessados em obter o SIE ou se regularizar devem comparecer à agência para solicitar a vistoria da equipe técnica no local. A Adaf recomendará os requisitos gerais que devem ser seguidos na indústria para favorecer a qualidade do produto, relacionados à infraestrutura, aos padrões higiênico-sanitários e às boas práticas de fabricação do alimento.  

Mais informações podem ser obtidas com a Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa) pelo número (92) 9138-4073 ou diretamente em uma Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Adaf  em seu município.

Nenhum comentário