HOMENS DESENVOLVEM PÚSTULAS NO ROSTO APÓS VACINA CONTRA COVID

reação à vacina da moderna
American Medical Association/Reprodução


Um estudo publicado nesta quarta-feira (29/7) pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, relata os casos de dois homens que desenvolveram bolsas de pus no rosto após tomarem a vacina da Moderna contra a Covid-19. Os relatos são considerados muito raros.

Os pacientes, um de 50 anos e outro de 80, tiveram inchaço no rosto, descamação nas bochechas e pústulas. Com a administração de antibióticos, cremes e remédios imunossupressores, o problema foi resolvido em menos de 10 dias.

O homem mais jovem não tinha histórico de reações alérgicas, preenchimento facial ou rosácea, e não teve febre. Ele tomou a segunda dose do imunizante semanas depois, e não teve mais nenhum problema.

No caso do paciente idoso, a reação aconteceu cinco dias após a segunda dose. Ele relatou dor e vermelhidão no rosto, fadiga e febre.

Os pesquisadores encontraram níveis considerados muito altos de neutrófilos, um tipo de célula branca do sangue. Eles acreditam que a vacina causou uma reação exagerada do sistema imunológico dos pacientes, aumentando o número de células brancas e criando uma resposta na forma de pústulas.

“O relato é consistente com as evidências de que a maioria das reações cutâneas associadas à vacinas de RNA contra a Covid-19 são limitadas e pequenas”, escrevem os autores. A pesquisa foi publicada na revista JAMA Dermatology.




Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário