PREFEITURA DE MANAUS REALIZOU GRANDES INTERVENÇÕES DE INFRAESTRUTURA NOS PRIMEIROS SEIS MESES DA GESTÃO DAVID ALMEIDA

Foto – Marcio Melo / Seminf

Nos seis primeiros seis meses da gestão do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Marcos Rotta, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) atuou em grandes intervenções na infraestrutura da capital como a recuperação de drenagens em avenidas importantes como a Torquato Tapajós e João Valério, além da ação emergencial na ponte da avenida Djalma Batista e a contenção de áreas afetadas por erosões.


Em março, a Seminf atuou de maneira rápida na avenida João Valério, no trecho entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, na zona Centro-Sul, onde uma grande cratera tomou conta da via, comprometendo o tráfego e a segurança da área. A via passou por uma obra emergencial de substituição de 30 metros de drenagem profunda, mobilizou mais de 210 servidores da Seminf trabalhando ininterruptamente e de forma célere em três turnos, nos 17 dias da obra de substituição da antiga rede de drenagem profunda, que devido às fortes chuvas causaram um afundamento na pista, além do rompimento da antiga rede de águas pluviais, de tubo armco (antiga técnica de engenharia), com aproximadamente 40 anos.

 

“Tivemos na obra da avenida João Valério alguns dias de trabalho intenso, com as equipes da Seminf, sob a coordenação do prefeito David Almeida, que esteve presente nos três turnos de serviço, acompanhando o andamento das obras, e cumpriu o prazo por ele estipulado para a conclusão dos trabalhos e entrega da obra na João Valério”, destacou o vice-prefeito e secretário de obras Marcos Rotta.

 

Torquato

 

Em mais uma resposta rápida, a prefeitura ainda atuou na revitalização de uma rede de drenagem em um trecho da avenida Torquato Tapajós, na zona Norte, no sentido Centro-bairro. A via foi interditada no último dia 9 de março. Minutos após um trecho da pista ceder, com o peso de um veículo, tipo “caçamba”, que transportava seixo, foi montada uma uma força-tarefa que concluiu em cinco dias a substituição da rede de drenagem profunda, com mais de 40 anos, que rompeu comprometendo o trânsito na avenida no sentido Centro-bairro.

 

Já no mês de junho, o sentido oposto da via também sofreu intervenção. Ao todo, quase 30 metros de rede de drenagem nova, confeccionada com aduelas em concreto foi instalada, garantindo segurança e durabilidade à obra.

 

“Com a expertise da primeira ação, nós otimizamos o tempo da obra realizada no mês anterior e nosso cronograma foi acelerado, liberando a pista em apenas 72 horas após a sua interdição”, explicou Marcos Rotta

 

Djalma Batista

 

Outra grande intervenção foi na ponte Presidente Dutra, localizada na avenida Djalma Batista entre as zonas Oeste e Sul de Manaus. A estrutura oferecia risco para pedestres e condutores de veículos por ter grande parte de seu guarda-corpo danificada, uma vez que a ponte foi construída há 70 anos.

 

O local recebeu um muro de contenção de aproximadamente 60 metros de extensão que foi construído para reter a força das águas pluviais. A estrutura foi feita com caixas de arame galvanizado e pedras, em um trabalho totalmente manual, devido às dificuldades de acesso para execução da obra.

 

Cidadão IX

 

No conjunto Cidadão IX, conhecido como conjunto Lula, na zona Leste, uma grande erosão na rua Siri, tirava a paz dos moradores. O problema era antigo e foi ignorado pela antiga administração nos últimos anos, no entanto, solucionado com muita competência nesse início de gestão. No local as fortes chuvas causaram o rompimento da antiga rede de drenagem de águas pluviais provocando vazamento e desgaste de todo o talude, causando uma grande erosão de mais de 120 metros de profundidade, colocando a pista e as casas do entorno em risco.

 

Uma equipe de 40 homens trabalhou com o uso de máquinas escavadeiras, tratores de esteira, rolo compactador, motos niveladoras e retroescavadeiras. Com os serviços de drenagem já finalizados, o local não oferece mais riscos de desabamentos, mesmo com as fortes chuvas. A área foi toda revitalizada com uma nova construção de meio-fio e sarjeta, e será concluída com o recapeamento da rua Siri, em toda sua extensão.

Nenhum comentário