FLUMINENSE DERROTA O BAHIA E VOLTA A VENCER NO BRASILEIRO APÓS 51 DIAS

Lucca comemora seu gol no Maracanã Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE / Agência O Globo

A chuva que caiu no Maracanã não parece ter sido por acaso. Depois de quase dois meses (51 dias, para ser mais exato), o Fluminense voltou a vencer no Brasileiro. Foi um triunfo sofrido, sem jogar bem, mas o importante é que o jejum chegou ao fim. Com o 2 a 0 sobre o Bahia, os tricolores passam a respirar mais aliviados.

Agora com 21 pontos, o Fluminense subiu para a 13ª colocação e abriu três para a zona do rebaixamento. Na quinta, terá a oportunidade para abrir ainda mais esta distância, já que faz duelo contra o Juventude, também no Maracanã, em jogo adiado da 14ª rodada.

O jogo já começou mostrando por que Fluminense e Bahia são os dois primeiros à frente da zona do rebaixamento. Não tanto pelo nervosismo, que até se fez presente nas muitas discussões em campo. Mas, principalmente, pela dificuldade das duas equipes em criar qualquer situação de gol com a bola nos pés.

Embora tenha tido maior posse de bola, o Fluminense a deteve mais até a metade do campo. O time apresentou uma construção muito pobre e carente de opções. O principal escape era John Arias. Veloz e com facilidade para driblar, o colombiano conseguia abrir caminho e infiltrar. Não à toa, o único chute tricolor de dentro da área em todo o primeiro tempo nasceu de um passe dele para Fred, bastante isolado.

Um das limitações do time de Marcão que ficou nítida foi a falta da presença dos laterais mais à frente. Tanto Lucca quanto John Arias, escalados como pontas, não tem o hábito de ir à linha de fundo.

Ainda que com menos posse, o Bahia rodou mais sua bola próximo à área dos donos da casa. Mas não soube o que fazer com ela. Na estreia do técnico argentino Diego Dabove, os baianos conseguiram ir para o intervalo sem uma finalização sequer.

Diante de tanta escassez criativa, chega a ser natural que o gol tenha saído de bola parada. Aos 35, Lucca cobrou falta da intermediária. O atacante contou com a colaboração do goleiro Matheus Teixeira, que falhou na tentativa de defesa.

Com a vantagem no placar, o Fluminense mudou sua postura na etapa final. Deixou o Bahia ficar com a bola e passou a esperar pelas melhores oportunidades para contra-atacar. A estratégia quase resultou num rápido segundo gol, aos 7, quando Fred desviou cruzamento de Samuel Xavier. Mas a arbitragem viu o camisa 9 impedido no lance.

Os visitantes demoraram para aproveitar a maior posse. O time empilhou cruzamentos errados e não conseguiu criar muitas situações de perigo. O cenário só se alterou a partir dos 30 minutos, quando o cansaço físico imperou sobre a equipe carioca.

Os minutos finais foram de pressão absoluta do Bahia. E o empate ficou muito perto de sair por duas vezes. Aos 32, após saída errada de Marcos Felipe, Luiz Otávio cabeceou uma bola no travessão. Mesmo destino teve uma finalização forte de Juninho Capixaba, quatro minutos depois. Mas, desta vez, o goleiro do Fluminense conseguiu desviar o chute. No último lance, passado todo o sufoco, Bobadilla aproveitou o bate e rebate na área do Bahia para marcar o segundo e assegurar a vitória.

*Extra

Nenhum comentário