PREFEITURA DÁ INÍCIO A CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE CUIDADORES DE IDOSOS

Foto: Marinho Ramos / Semcom

Prefeitura de Manaus deu início, nesta segunda-feira, 16/8, às aulas do curso de formação profissional de “Cuidador de Idoso – Cuidadoso”, com um total de 60 participantes. A qualificação terá duração de 320 horas e segue até dezembro. De acordo com as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, direcionadas pela gestão do prefeito David Almeida, o objetivo é fortalecer a capacitação dos futuros cuidadores, formando profissionais de excelência para o mercado de trabalho, no atendimento à crescente demanda dessa população.


A Fundação Municipal de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), coordenam o curso, que está dividido em duas turmas, nos turnos matutino e vespertino.

 

“O idoso é alguém que já contribuiu com a sociedade e com a família, portanto ele é merecedor de uma atenção especial. Por isso, a Prefeitura de Manaus, por meio da Espi/Semad, oferece a capacitação, no sentido de levar aos participantes a qualificação necessária para cuidar daqueles que já estão na melhor idade”, destaca o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.

 

O diretor-geral da Espi/Semad, Júnior Nunes, afirma que o curso pretende formar 60 profissionais cuidadores de idosos, com certificação de nível técnico.

 

“Essa é a contribuição que a prefeitura dá para aqueles que já construíram, já deixaram um legado na cidade e, agora, na melhor idade, precisam de toda a atenção”, ressalta o diretor-geral.

 

Ao todo, serão abordados 11 módulos, tratando de temas que envolvem aspectos sociais, psicológicos, nutricionais, noções de enfermagem, entre outros, totalizando 220 horas de aprendizado teórico. A conclusão da formação exige a realização de estágio supervisionado, que deverá ser de 100 horas na FDT.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, comemora a realização de novas turmas este ano, um importante investimento do município que vai retornar para a sociedade.

“A população brasileira tem aproximadamente 20% do público idoso e essa profissão tem como os três pilares a dedicação, a atenção e a doação. A prefeitura acredita e vem investindo para proporcionar uma melhor qualidade de vida à população idosa”, pontua Martha.

As aulas ocorrem no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Pela manhã, as aulas acontecem de 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h.

 

Participante do curso, a estudante Roselina Santos acredita que a formação tem se tornado cada vez mais essencial. Para ela, empenho e dedicação não vão faltar.

 

“A gente vê que muitos idosos ficam abandonados, devido à falta de atenção dos familiares. O curso de cuidador vem para suprir essa necessidade dentro da família. Nós devemos atuar, sempre dispostos a fazer o melhor”, afirma a aluna.

Nenhum comentário