AO VIVO: BOLSONARO DISCURSA NA ASSEMBLEIA DA ONU

 

John Minchillo-Pool / Getty Images

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou na abertura da 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste ano, o presidente brasileiro falará sobre questões ambientais que prejudicaram a imagem do país no exterior. Além disso, ele mencionará como o governo avançou na imunização da população e conteve a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Assista ao vivo a Assembleia Geral da ONU:



Bolsonaro foi o primeiro chefe de Estado a discursar na abertura da Assembleia da ONU, que reúne mais de 100 líderes na sede da organização, em Nova York. Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil abrir a lista de oradores da conferência.

Havia forte expectativa em torno do discurso do presidente brasileiro. Com pressão internacional em razão do aumento das queimadas e dos desmatamentos na Amazônia, esperava-se um recuo na questão ambiental.

Contrariando boa parte dos chefes de Estado, Bolsonaro compareceu à ONU sem estar vacinado contra a Covid-19. De acordo com um levantamento feito pelo Metrópoles, dos 193 países que integram a ONU, 133 têm os seus chefes de Estado imunizados contra a doença que já vitimou quase 230 milhões de pessoas em todo o mundo.

Há 74 anos, desde 1947, cabe tradicionalmente ao representante brasileiro abrir o debate geral da ONU. Bolsonaro falará logo após o secretário-geral da ONU, António Guterres. Depois, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assume a tribuna.

Esta foi a terceira vez que Bolsonaro abre o debate geral. Em 2019, o presidente afirmou que o Brasil tinha “compromisso solene” com a preservação ambiental e defendeu a soberania na Amazônia.

Em 2020, o mandatário brasileiro, assim como outros chefes de Estado, participou de forma remota em razão da pandemia de coronavírus. Na ocasião, o titular do Planalto disse que o Brasil era “vítima” de campanha “brutal” de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal.




Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário