Aconteceu!

CASARÃO DA INOVAÇÃO CASSINA SE CONSOLIDA COMO ESPAÇO DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Foto – Marcely Gomes / Semcom

O lançamento de um aplicativo de mobilidade urbana, a realização de quatro cursos e outros oito eventos, ao longo do mês de agosto, consolidaram o Casarão da Inovação Cassina, no Centro, como o espaço da Prefeitura de Manaus, voltado às ações de empreendedorismo e inovação na capital amazonense. Durante o mês, 353 pessoas foram atendidas ou passaram pelo local e 104 agendamentos foram efetivados.

O local, administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), na primeira quinzena de agosto sediou o curso “Você no controle das emoções”, voltado aos vestibulandos manauenses. Ainda no mesmo período o espaço recebeu o workshop e o lançamento do aplicativo de mobilidade urbana “Lady Driver”. Na segunda quinzena do mês, o Casarão abriu as portas para o curso Jornada Empreendedora, organizado pela ONG venezuelana Hermanitos.

Também na segunda quinzena de agosto, diversas startups se reuniram no local, para o crescimento da Manaus Tech Hub, conhecido como Demoday Green Up Acelerador.

“Chegamos ao pensamento de que quanto mais o governo for digital, quanto mais usarmos desse espaço para aproximarmos o serviço público da população e resolver os problemas da sociedade de forma mais avançada e, portanto, mais direta, mais sobrarão recursos para investimentos e incentivos. O Casarão Cassina sempre estará de portas abertas”, destaca o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

Seis reuniões com possíveis parcerias e alinhamentos com o ecossistema de inovação de Manaus também foram realizadas no Casarão Cassina, além de sediar duas turmas do projeto “Salto: Aceleradora de MEIs” – voltado a microempreendedores individuais

Parceria

Para o especialista em Inovação, da Manaus Tech Hub, Daniel Goettenauer, a parceria com a Semtepi, para a utilização do Casarão Cassina é um passo importante, pois possibilita o crescimento das startups manauenses de forma mais acelerada.

“A proximidade do Manaus Tech Hub a um espaço público de inovação, como o Casarão da Inovação Cassina, é muito importante para todo o ecossistema, já que uma aceleradora faz parte do ciclo de crescimento das startups. Um dos objetivos do município é ampliar o volume delas, para que possam ajudar a cidade no desenvolvimento de novas soluções, facilitar a vida dos manauenses e aumentar os negócios na cidade”, pontua.

No último fim de semana, o Casarão da Inovação Cassina realizou um dos eventos mais esperados do ano: a maratona de hackers “Manaus Visão Harck 2021”, que em forma de hackathon, propôs o desafio às equipes participantes desenvolverem soluções inovadoras para a capital. Para resolver problemas apresentados a maratona contou com a participação de nove equipes.

 

Atendimento

O Casarão da Inovação Cassina retomou as atividades seguindo os protocolos sanitários contra a Covid-19, no mês de abril. Desde então, mais de 1.830 pessoas passaram pelo local, que dispõe de espaço para coworking e salas de reunião. Somente em maio mais de mil pessoas foram atendidas. Na ocasião, o local também sediou o hackathon de programação “HackaDisplay”, desenvolvido pelo Manaus Tech Hub e o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, para o desenvolvimento de projetos de usabilidade, saúde, conectividade, educação e T-commerce. Na oportunidade, foram geradas ideias inovadoras para a TV digital.

Nenhum comentário