‘DOENÇA DA URINA PRETA’: AMAZONAS TEM 54 CASOS EM INVESTIGAÇÃO E 12 DESCARTADOS

Amostra de urina: cor escura comprova rabdomiólise (Foto: Divulgação)


MANAUS -No Amazonas, 66 casos suspeitos de rabdomiólise – síndrome associada à “doença da urina preta” -, forma registrados até esta quarta-feira (15). Desses, 54 pacientes são acompanhados em nove municípios. Doze casos foram descartados, informou a FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas).

São 33 diagnósticos em Itacoatiara, 6 em Parintins, 4 em Urucurituba, 3 em Manaus, 3 em Silves, 2 em Maués, 1 em Autazes, 1 em Caapiranga e 1 em Manacapuru. Estão internadas 4 pessoas suspeitas, sendo 1 em Urucurituba, 2 em Parintins e 1 em Itacoatiara.

De acordo com a diretora técnica da FVS, Tatyana Amorim, a investigação dos casos suspeitos de rabdomiólise é extremamente criteriosa, devido à síndrome ter diferentes causas além da ingestão de peixes. “Rabdomiólise pode ser causada, também, por atividade física excessiva, consumo de álcool e outras drogas. Por isso, é importante que haja essa investigação rígida para que possamos chegar aos casos suspeitos pela ingestão do pescado”, disse.

Os casos estão sendo monitorados pelo Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) da FVS, em parceria com as equipes de Vigilância Epidemiológica municipais, para classificar os casos que realmente atendem à definição de suspeitos para rabdomiólise.

Segundo a coordenadora do Cievs, Liane Souza, como o peixe é um alimento muito consumido no Amazonas e o Estado enfrenta surto, casos com algumas características de rabdomiólise são registrados como suspeitos. “O nosso trabalho, enquanto Cievs estadual, é analisar com uma lupa todos os casos e, por isso, há os casos que, muitas vezes, foram informados como suspeito e, após investigação, foram descartados”, afirmou a coordenadora.

* Amazonas Atual 

Nenhum comentário