EM MANAUS, VISITAS GRATUITAS ÀS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO SÃO RETOMADAS; AGENDAMENTO É NECESSÁRIO

 

Fotos: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

Você tem curiosidade sobre os tratamentos de água e esgoto que são realizados na capital? Essa é a sua chance, pois a Águas de Manaus está de “Portas Abertas”, seguindo todos os protocolos de biossegurança sanitária, para receber grupos de estudantes, instituições do terceiro setor e parceiros, em visitas guiadas nas estações de tratamento de água e esgoto da cidade.

A visita dá a oportunidade de conhecer todas as etapas envolvidos nos tratamentos tanto de água quanto de esgoto desenvolvidos pela concessionária na cidade, resgatando um pouco da história do saneamento em Manaus e mostrando, in loco, o funcionamento das estações.

Para Semy Ferraz, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, a retomada do programa “Portas Abertas” era aguardada pela comunidade, não só pela curiosidade envolvida nos processos de tratamentos, mas na aula de saneamento que é dada em cada visita.

“Estamos de Portas Abertas para toda Manaus. Retomamos o programa e queremos receber a comunidade, que estava ansiosa por esse momento. Nas visitas, além da aula sobre o saneamento focando os tratamentos de água e esgoto, temos a oportunidade de nos aproximar ainda mais dos moradores, que são os mais beneficiados com o trabalho de dignidade, qualidade de vida e saúde que realizamos”, pontua o gerente.

Roteiro

No Complexo Ponta do Ismael, zona Oeste, os visitantes percorrem as etapas das Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e 2), desde a captação, passando por todo processo de tratamento e a finalização com adição de uma quantidade de flúor à água, que é uma medida para evitar a cárie dentária. Mais de 600 milhões de litros de água tratada são produzidas diariamente no complexo.

Para ver de perto parte do sistema de esgotamento sanitário da Águas de Manaus, os visitantes são convidados a conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Educandos, zona Sul da capital. Recém-inaugurada, é a maior da região Norte, por lá, mais de 200 litros de esgoto podem ser tratados por segundo.

Biossegurança

Certificada pela Bureau Veritas com o selo Safeguard que garante a presença de equipes altamente treinadas em boas práticas de higiene e segurança para o combate à Covid-19, a concessionária segue todos os protocolos para evitar propagação do coronavírus.

Durante as visitas, todas as pessoas devem usar obrigatoriamente máscaras, bem como, aferir temperatura na entrada do local e manter o distanciamento. Capacetes higienizados serão disponibilizados para quem não tem, mas recomendamos que o visitante leve o seu de uso pessoal. Dispensadores com álcool em gel estão disponíveis em todo o percurso.

Agendamentos

Escolas e instituições que têm interesse em agendar visitas para conhecer a infraestrutura e todo o processo de levar água e tratar o esgoto da população, podem enviar um e-mail para responsabilidadesocial@aguasdemanaus.com.br e aguardar o retorno da equipe de Responsabilidade Social, que dará todas as orientações e demais informações.



Nenhum comentário