LUIS MITOSO DEFENDE MEDIDAS PRÁTICAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS COM BASE NA SUA LEI QUE PREVINE O SUICÍDIO



Luis Mitoso defende medidas práticas nas escolas municipais com base na sua lei que previne o suicídio O vereador Luis Mitoso (PTB) é o autor da Lei Municipal 2.040/2015 que dispõe sobre medidas de prevenção ao suicídio nas escolas municipais. Durante a sua fala, na manhã desta quarta-feira (15), na Câmara Municipal de Manaus, o parlamentar ressaltou a importância de se pôr efetivamente em debate o tema nas escolas locais, e que isso aconteça de maneira incessante. 

 “Não é só porque estamos no ‘Setembro Amarelo’, mês alusivo ao tema, que devemos falar sobre o assunto. A lei já existe, é uma discussão que deve está na pauta nas escolas, com os diretores, professores, alunos, pais e responsáveis. Precisamos avançar na sensibilização da escola e da sociedade sobre a necessidade da prevenção ao suicídio”, enfatizou. 

 Trata-se de grave problema social, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é uma das dez causas de morte mais frequentes em todas as idades e em todos os países. Dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) mostram que a maior incidência de suicídio na população feminina está na faixa etária de 9 a 20 anos, e entre a população masculina na faixa etária de 21 a 30 anos, seguidos pelos pré-adolescentes e adolescentes. 

 “Diante destes dados e informações, não podemos fechar nossos olhos. Não somente a falta de conhecimento sobre como abordar o tema é uma questão crítica nas escolas e na sociedade, como apontam psicólogos e educadores que estudam o problema, como também, infelizmente, ainda existe um tabu acerca do tema. E isso precisa ser combatido”, concluiu Mitoso.

Nenhum comentário