VER. SANDRO MAIA DISPARA CONTRA GILMAR NASCIMENTO: “ACEITA A DERROTA QUE DÓI MENOS”

 

                                 

O vereador cassado de Manaus, Sandro Maia (DEM), entrou com recurso na Justiça Eleitoral da Amazonas para tentar reverter a decisão que cassou o seu mandato. A defesa do parlamentar explicou que a medida foi impetrada na 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), responsável pela sentença, e também foi movida uma ação cautelar junto a corte, com pedido de liminar solicitando o efeito suspensivo da cassação até o julgamento do recurso.

A sentença de cassação de Sandro Maia foi dada pelo juiz Rogério José da Costa Vieira. O magistrado afirmou que motivo principal foi o uso da Associação Civil, denominada “Instituto Sandro Maia”, em benefício próprio. Além do mandato cassado, Sandro Maia tornou-se inelegível por 8 anos.

“Durante todo o período da campanha eleitoral, Sandro Maia vinculou a imagem do Instituto, e com o auxílio de aplicativos de mensagens instantâneas foi difundindo ações filantrópicas, benefício educacional, e com a promessa de manter o Instituto, que os beneficiários votassem nele para continuar com o serviço”, explicou o juiz.

Sandro Maia, por sua vez, disse que está tranquilo e que vai provar que isso é uma perseguição de um ex-vereador que não aceitou a derrota: “ Vamos recorrer da decisão e deixo nas mãos de Deus, sou um vereador de bairro e continuo ajudando os mais carentes em toda a Manaus, e isso causa incomodo, principalmente para quem perdeu as eleições, não para mim, mas perdeu para a população que deu o recado nas urnas. Gilmar Nascimento, tem que ir trabalhar, e aceitar a derrota, dói menos, afirmou Maia.

Trajetória-

Em nove meses ocupando a cadeira de vereador, Sandro Maia acumulou escândalos na mídia local. É investigado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) por nepotismo. Segundo a denúncia, o parlamentar teria contratado para o seu gabinete quatro familiares. Caso como este no cenário político não é novidade no Amazonas, sendo que nos últimos meses, outra denúncia de nepotismo envolvendo parentes que inclusive moram em outro Estado e até outro País. A facilidade ou a esperteza em contratar parentes para ‘trabalhar’ persiste em ocorrer em qualquer esfera política.

Natural de Tarauacá no Acre, o empresário e vereador Sandro Maia Freire (DEM) foi eleito em 2020 nas eleições municipais de Manaus. Segundo informações, sua campanha custou em torno de R$ 628 mil e foi eleito com 5.021 votos. Após seis meses do vereador conquistar uma das cadeiras na Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi denunciado por contratar em seu gabinete, três cunhadas e uma enteada.

Denúncia
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) foi acionado e vai investigar possível caso de nepotismo no gabinete do vereador Sandro Maia. A promotora de Justiça, Wandete de Oliveira Netto, que assina a investigação, considerou uma notícia de fato denunciando o crime. A abertura do inquérito civil foi publicada no Diário Oficial do MP, no último dia 15 de julho. No despacho, a promotora determinou que a Câmara Municipal de Manaus envie cópia, em mídia digital, da ficha funcional e de frequência dos ex-servidores do gabinete do vereador Sandro Maia e com os dados pessoais atualizados. Segundo o MP, um ofício anterior não trouxe todas as informações solicitadas pelo órgão.

Nepotismo
De acordo com o MP-AM, o vereador Sandro Maia “teria contratado como assessores parlamentares, parentes por afinidade, em afronta à Súmula Vinculante número 13 do Supremo Tribunal Federal (STF)”.

Nos bastidores políticos o que mais escutamos é o famoso ‘nepotismo cruzado’ que basicamente é a parceria entre agentes públicos, onde dois políticos contratam parentes um do outro para alocar em seus gabinetes, sem cometer ‘nenhum crime’. Mas, o nepotismo, é quando um político favorece o próprio parente contratando ele para o seu gabinete, utilizando recurso público.

Em 2010, o Decreto 7.203 ampliou a proibição de nomeação para parentes do terceiro grau. Em linha reta seria, pai, mãe, avô, avó e netos, bisavô, bisavó e bisnetos, em linha colateral são irmãos e irmãs, tios e tias, sobrinhos e sobrinhas e a linha de parentesco por afinidade, sendo parentes do cônjuge em três graus, padrasto, madrasta, enteados, etc.

IMAGENS E TEXTO DO PORTAL ÚLTIMA HORA

Nenhum comentário