VULCÃO NA ESPANHA PODE ENTRAR EM ERUPÇÃO E GERAR TSUNAMI NO BRASIL

                                                           (Foto: Reprodução UOL)

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, localizado nas ilhas Canárias, da Espanha, está com sinal amarelo de alerta e pode entrar em erupção nos próximos dias. Segundo o Portal MetSul Meteorologia, a erupção poderia provocar um tsunami que atingiria todo o litoral do Brasil.

O Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha anunciou nesta quinta-feira (16) que não espera uma erupção imediata, mas que a situação pode mudar rapidamente. Segundo o IGN, foram detectados 4.222 tremores no parque nacional Cumbre Vieja, em volta do vulcão.

De acordo o MetSul, o vulcão que estava adormecido começou a apresentar sinais de atividade no último sábado. No Portal MetSul é mencionado uma pesquisa publicada pela Universidade Federal do Paraná, do geólogo Mauro Gustavo Reese Filho, onde afirma que em caso de grande erupção do vulcão Cumbre Vieja, um grande tsunami afetaria todas as áreas costeiras banhadas pelo Oceano Atlântico, o que inclui todo o litoral do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amapá. Por isso, pesquisadores estão atentos em relação ao vulcão de Las Palmas.

O Metsul cita ainda outro estudo, publicado no exterior, onde afirma que não se deve se preocupar com o vulcão Cumbre Vieja. Segundo o estudo, colapsos maciços de estratovulcões insulares são fenômenos “extremamente raros e nenhum ocorreu na história registrada”.

“Atualização da atividade vulcânica de La Palma. O IGN gerou esta imagem de deformação do solo. Ele subiu 6 cm em algumas áreas do sudoeste da ilha. Este processo já foi vivenciado em El Hierro. É normal em um processo de reativação vulcânica”, disse a associação Volcanes de Canarias no Twitter.


*D24AM


Nenhum comentário