PRESIDENTE DA PETROBRAS DIZ QUE SEGURAR PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS PODE CAUSAR DESABASTECIMENTO

Joaquim Silva e Luna - Foto: Marcos Correa/PR


A subida desenfreada do preço dos combustíveis e gás de cozinha está atribulando a vida dos brasileiros e tomando conta das pautas nacionais nos últimos dias.

A política de preços da empresa tem sido alvo de duras críticas por parte de políticos e do próprio Bolsonaro. Mas segundo o presidente da empresa, Joaquim Silva e Luna, não há como “segurar os valores” que acompanham o cenário internacional.

Luna diz que cerca de 30% dos combustíveis vêm de fora do país e que tentar conter os reajustes pode resultar na falta dos produtos no mercado no país.

“Da ordem de 30% do diesel e um pouco mais da gasolina dependem de importação. Se esse preço for praticado artificialmente, represado, vai haver desabastecimento no mercado. Isso é uma coisa grave e séria que a gente tem que estar atento ”, declarou em entrevista ao  jornal O Globo.

Luna explica que a melhor forma de tentar “ suavizar” a situação, seria a criação de órgão regulador que teria como financiamento, os dividendos da Petrobras pagos à União, sem mexer no caixa da empresa.

Contudo, essa ideia ainda está sob avaliação: “Há uma ideia de criar um colchão de amortecimento. Esse valor viria dos tributos pagos pela Petrobras, que permitam formar um colchão, um fundo, capaz de fazer essa suavização (dos preços) (...) Isso é importante particularmente para os caminhoneiros ”.

*PORTAL DO HOLANDA 

Nenhum comentário