Aconteceu!

SIKÊRA JR. OBTÉM DECISÃO FAVORÁVEL CONTRA SLEEPING GIANTS: ‘CAMPANHA DE CONSTRANGIMENTO’, DIZ JUSTIÇA



O apresentador Sikêra Júnior conseguiu uma liminar na justiça determinando que a campanha promovida pelo Sleeping Giants Brasil seja interrompida. A decisão foi proferida neste domingo (10), pelo desembargador Airton Luiz Corrêa Gentil, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

Na decisão, o magistrado considerou a atitude do grupo como uma “campanha de constrangimento”, e determinou que “aos recorridos [Sleeping Giants] a abstenção de dar seguimento à campanha de constrangimento aos anunciantes do agravante no prazo de 24 horas a partir da notificação, em face ao abuso do direito”, afirmou.

Relembre o caso

Em junho de 2021, Sikêra Jr. criticou os movimentos LGBTQIA+ em seu programa, o Alerta Nacional. Após a fala, o Sleeping Giants, organização de ativistas digitais que combate discursos de ódio e desinformação de forma anônima na internet, deu início à campanha intitulada #DesmonetizaSikêra, em que fez pressão para que diversos anunciantes quebrassem contrato com o apresentador, que acabou perdendo dezenas de patrocinadores.

Entrada na Justiça

Diante dos inúmeros prejuízos financeiros causados pelo corte dos anúncios, Sikêra processou a página, pediu a punição dos responsáveis e o pagamento de indenização por danos morais e materiais.

A ação foi analisada em primeira instância pela 1ª Vara Cível do Amazonas, que negou o pedido do apresentador, o que motivou a busca em segunda instância, ao desembargador Airton Gentil.

Em nota, Sikêra afirma que sua equipe jurídica calcula os prejuízos causados pela campanha e que, em breve, eles serão apresentados na esfera judicial para fins de responsabilização. O apresentador alega que foi vítima dos crimes de difamação e perseguição digital (stalking).


*PORTAL CM7 BRASIL

Nenhum comentário