GOVERNO FEDERAL SE PRONUNCIA SOBRE INCIDENTES CIBERNÉTICOS

 

GSI - Nota à Imprensa 


No dia 10 de dezembro do corrente ano, ocorreram incidentes cibernéticos contra órgãos de Governo em ambiente de nuvem. Os provedores dos serviços em nuvem estão cooperando com a administração pública federal no tratamento dos incidentes. O Governo está atuando de forma coordenada para retomada dos serviços, que estão sendo reativados à medida em que o tratamento ocorre. 

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), por meio do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (CTIR Gov) do Departamento de Segurança da Informação (DSI), está coordenando as ações juntamente com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) de forma gerencial e técnica. 

O CTIR Gov emitiu, em conjunto com a SGD/ME, o Alerta 08/2021 com medidas mitigadoras e de prevenção sobre o tema e tem centralizado as notificações por meio dos canais de comunicação de praxe. As diversas equipes estão sendo orientadas sobre os procedimentos de preservação de evidências. As orientações emitidas têm seguido rigorosamente as boas práticas de tratamento de incidentes, e a colaboração entre os diversos órgãos envolvidos tem sido fundamental e efetiva.  


Brasília, DF, 13 de Dezembro de 2021


Divulgação: Coordenação Geral de Relacionamento/SECOM
...

Nenhum comentário