VÍDEO: INVENTORES CRIAM BRAÇO ROBÓTICO CONTROLADO ATRAVÉS DA MENTE; ASSISTA

 

Reprodução

Uma dupla de inventores de Nairóbi, no Quênia, chamaram a atenção da comunidade científica após criarem, com equipamentos de segunda mão, um braço robótico controlado através da mente.

David Gathua e Moses Kinua, do condado de Kiambu, explicaram à BBC que desejam, com a invenção, facilitar a vida de pessoas com deficiência física e motora.

Dupla de inventores do Quênia criam braço robótico controlado através da mente

O braço mecânico “movido a sinais cerebrais” usa conceitos avançados de Inteligência Artificial e de um sistema operacional computador-cérebro para conectar o usuário diretamente ao mecanismo.

“Quase um milhão de pessoas vivem sem um membro superior ou inferior, então pensamos em como podemos ajudá-los a se locomover em suas atividades diárias”, disse Moses.

Até então, o problema era descobrir como tirar o projeto do papel.

Desprovidos de materiais de ponta, os jovens construíram o braço protético com peças de computador descartadas e madeira reciclada.

Eles se disseram inspirados “em filmes como Robocop” para desenvolver o protótipo, a interface digital e a modelagem do braço.

Com conhecimentos adquiridos em livros e grupos de ciência do ensino médio, os jovens montaram seu protótipo. “Ele age de acordo com a maneira como você pensa”, explicou D um orgulhoso David em entrevista ao portal K-24.

“Se você pensa em levantar o braço ou acenar, a tecnologia o fará de acordo com o seu desejo. Apenas pensando em uma ação, um usuário pode operar um veículo, ligar e desligar as luzes, bem como operar um computador”, concluiu.

Confira o braço protético em ação abaixo:





Fonte: Euro News

Fotos: Reprodução / YouTube

Nenhum comentário