AMAZONAS: RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS É ADIADO EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL

 

Foto: Diego Peres

Manaus – O início das aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual foram adiadas para o dia 14 de fevereiro. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (14) durante reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19. O grupo também recomendará que as escolas da rede privada iniciem as aulas presenciais na mesma data. Após a avaliação do cenário epidemiológico, o grupo decidiu, ainda, pelo cancelamento do desfile das escolas de samba no Centro de Convenções.

O decreto estadual que trata sobre o início do ano letivo entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (17). A validade será por tempo indeterminado.

Escolas de Samba 

Em relação ao Carnaval, o desfile das escolas de samba foi cancelado. O Estado deve organizar uma live, semelhante às realizadas para o Festival de Parintins dos anos de 2020 e 2021. Em contrapartida, as escolas cederão as quadras das escolas de samba para servirem de postos de vacinação para o Estado e Prefeitura de Manaus realizarem ações para aumentar a cobertura vacinal contra a Covid-19.

Cumprimento do decreto  

As medidas já estabelecidas no decreto anterior continuarão valendo, como a restrição para grandes eventos e autorização apenas para eventos sociais de caráter privado, sem a venda de ingressos, como casamentos, aniversários, formaturas, limitados a 50% da capacidade do local e ao máximo de 200 pessoas.

Em caso de descumprimento do decreto, está prevista multa no valor de R$ 50 mil, podendo chegar até R$ 500 mil. A Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), intensificou as fiscalizações das medidas estabelecidas em decreto.

O comitê reforçou a necessidade das medidas de prevenção por conta do aumento de casos da Covid-19, aos registros da variante Ômicron e ao período sazonal para síndromes gripais no estado. Cada infectado pela nova variante, por exemplo, transmite o vírus para outras 206 pessoas. É necessário seguir os protocolos de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e regularidade da situação vacinal.



Nenhum comentário