Aconteceu!

ÔMICRON JÁ É RESPONSÁVEL PELA MAIORIA DOS CASOS DE COVID-19 NO BRASIL


A variante ômicron já é responsável pela maioria dos casos de Covid-19 no Brasil. Segundo dados da plataforma Our World in Data, 58,33% das infecções no país são dessa cepa do vírus. A variante é mais transmissível do que as identificadas anteriormente e contribuiu para o aumento de casos nos últimos dias.

A variante B1.1529 foi descoberta na África do Sul em novembro do ano passado. De acordo com a plataforma ligada à Universidade de Oxford, a ômicron era responsável por apenas 2,85% dos casos até o dia 13 de dezembro. Mas, em duas semanas, houve uma explosão no número de casos, confirmando a alta transmissibilidade da ômicron.

Ainda de acordo com o levantamento da Our World in Data, a ômicron também já é dominante em outros países, como os EUA (80% dos casos rastreados), Reino Unido (95,91%), África do Sul (93,85%), Argentina (85,11%), França (80,34%), Japão (77,12%), México (55,17%) e Chile (51,59%).

A OMS (Organização Mundial da Saúde) fez um alerta sobre a circulação da nova variante e afirmou que a ômicron não é um resfriado comum, nessa terça-feira (4). Segundo o órgão, apesar dos estudos indicarem que a mutação causa quadros mais leves da doença, ela apresenta alta transmissibilidade e é “mais contagiante que o sarampo”.

Abdi Mahamud, gerente de incidentes da OMS, pronunciou-se sobre a propagação da nova variante em coletiva de imprensa, em Genebra, na Suíça. “Onde quer que a ômicron chegue, é questão de semanas para ela se tornar dominante”, disparou. Na sequência, o líder disse que, mesmo com olhar histórico na literatura, “nunca vimos um vírus tão transmissível em um surto”.


*AMAZONAS NEWS

Nenhum comentário