O PINÓQUIO DE ESTIMAÇÃO DO GOVERNO BOLSONARO

 


Sanfoneiro travestido de ministro do Turismo, Gilson Machado, cumpre o papel de mentiroso ao atribuir feitos (fantasmas) do atual governo federal no Amazonas

Gilson Machado entre governador Wilson Lima e Eduardo Bolsonaro: retórica mentirosa do bolsonarismo
Gilson Machado (Centro): retórica de inverdades

O ministro do Turismo do Turismo, Gilson Machado, marcou sua passagem no Amazonas como um mentiroso descarado na última quarta-feira (23) ao participar da inauguração do aeroporto de Barcelos na região do Rio Negro. Em sua fala, apoiado por uma claque de moradores locais desinformados, disse que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), construiu e entregou 42.792 habitações no Amazonas. Percebe-se que nenhum dos presentes, incluindo o governador Wilson Lima (PSC) corrigiu a lorota do sanfoneiro.

A fala de Gilson Machado, com a mentira deslavada não pode ser interpretada como um ato falho, comum em discursos de políticos. Ela está dentro do contexto do bolsonarismo. É o script principal do discurso de campanha do presidente Jair Bolsonaro. Vamos assistir uma campanha de mentiras, falsas notícias, ataques, acusação para o deleite das milícias digitais ruminantes.

Ele é mais um da horda bolsonarista a espalhar mentiras. Ele já divulgou capa falsa da revista Time com a fotografia de Bolsonaro com o texto “prêmio Nobel 2022”. Triste de um País cujos dirigentes de primeiro escalão da administração se comportam como bobos da corte na idade média.  

Aliás, diga-se de passagem, no mesmo instante em que o ministro-sanfoneiro, tecia sua deslavada mentira, seu patrão-mor, Bolsonaro, desfilava um rosário de inverdades diante de economistas e investidores em sua participação virtual promovida pelo BTG Pactual.

Em se tratando do Amazonas, a única obra iniciada, concluída e inaugurada pelo presidente Jair Bolsonaro, é digna de folhetim do novelista Dias Gomes. Foi uma pinguela, uma ponte de madeira de 12 metros de extensão na estrada de barro que liga a cidade de São Gabriel da Cachoeira ao distrito de Cucuí, conhecida como perimetral Norte, a BR 307. E mais nada.

Bolsonaro fez a entrega sim, de 500 unidades habitacionais em Manaus, cujas obras foram iniciadas no Governo Dilma Roussef (PT), continuadas pelo seu sucessor e artífice do seu impeachment em 2016, Michel Temer (MDB).

As promessas do presidente Jair Bolsonaro para o Amazonas foram levadas pelo vento. A prometida recuperação da BR-319, ligando Manaus a Porto Velho, já caminha para o quarto ano do mandato do Presidente sem nenhuma perspectiva de ser recuperada.

Vamos assistir a uma campanha recheada de falsas promessas e mentiras a exemplo do que protagonizou o bobo da corte sanfoneiro.

RAPIDINHAS

PIJAMA — O general e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello decidiu antecipar sua transferência para a reserva prevista inicialmente para 31 de março. A antecipação é interpretada como o primeiro movimento do ex-ministro visando uma provável candidatura ao Senado.

AMAZONAS — Especula-se que Pazuello venha se candidatar a única vaga para o Senado pelo Amazonas nestas eleições, que tem seu adversário e ex-presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD), candidato à reeleição.

PORCINA — Se confirmar a pretensão de Eduardo Pazuello, o ex-superintendente da Suframa, coronel Menezes para integrar o panteão da “viúva Porcina”, personagem do “O Bem-Amado” do escritor e novelista Dias Gomes, ou seja, “foi sem que nunca tenha sido”. Até agora Menezes tem se autoproclamado candidato ao Senado. Antes ele havia se autonomeado superintendente do Dnit, após deixar a Suframa.

BAIXA — O partido Republicanos, liderado no Amazonas pelo deputado federal Silas Câmara, sofrerá baixa. O deputado federal Capitão Alberto Neto deverá arribar para o Partido Liberal (PL) ao qual está filiado o presidente Jair Bolsonaro. O Partido Progressista (PP), sub a tutela do deputado federal Átila Lins, também abriu as portas para Alberto Neto.

DESCOLADO — O Republicanos, partido criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, está se distanciando da base de apoio do Presidente da República. No Amazonas a legenda sob comando de Silas Câmara tem compromisso de apoio ao senador Eduardo Braga, pré-candidato ao governo do Estado.

ALOPRADOS — A bancada do PT no Senado protagonizou mais uma trapalhada ao divulgar nota culpando os Estados Unidos pela invasão da Ucrânia pela Rússia de Vladimir Putin. Assinada pelo líder da bancada, senador Paulo Rocha (PT-PA), a nota é digna das trapalhadas petistas. A repercussão teve efeito de raio no universo político para o deleite dos bolsonaristas. No início da tarde apagaram a postagem. Foi tarde. O estrago protagonizado pelos “aloprados” já estava feito.

LIBERDADE — Com 90 anos e acometido de Covid-19, o ex-governador, ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, recebeu o benefício de liberdade condicional concedida pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal. Maluf estava cumprindo pena em prisão domiciliar e está internado no hospital Vila Nova Star.        

          NR. A COLUNA É DE RESPONSABILIDADE DO JORNALISTA EDUARDO GOMES 

 

Nenhum comentário