ABATEDOURO CLANDESTINO DE PORCOS QUE VENDIA CARNE ESTRAGADA PARA MERCADINHOS É FECHADO NO LÍRIO DO VALE


A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), deflagrou, ao longo de quarta-feira (30/03), a Operação Arremate, com intuito de apurar a existência de um abatedouro clandestino, na rua Nova Iorque, bairro Lírio do Vale, zona oeste de Manaus.

De acordo com o delegado Eduardo Paixão, titular da unidade especializada, as diligências aconteceram após recebimento de denúncia anônima, por meio da qual consumidores e moradores daquela região relataram a respeito de um possível abatedouro clandestino.

“Eles disseram que o local apresentava odor forte dos mamíferos montados em local inapropriado para posterior consumo e venda em mercados da cidade. Ao chegarmos no local, encontramos dez animais suínos, o que já caracteriza a irregularidade, pois é proibida a criação em área urbana”, explicou Paixão.

O titular esclareceu ainda que a responsável pelo estabelecimento foi autuada pelas infrações sanitárias flagradas. Um Inquérito Policial (IP) foi instaurado para apurar os crimes contra relação de consumo, contra o consumidor, contra a saúde pública e de maus-tratos contra os animais.

“Ela demonstrou completo descaso com os animais e com a saúde de quem os consumia. Isso é irresponsabilidade com a saúde pública. Ressalto que estamos sempre atuantes para combater essas práticas e para garantir o bem estar da população”, disse o delegado.

Registro de ocorrência

Quem tiver conhecimento acerca dessas práticas deve formalizar a denúncia pelo telefone (92) 99380-9174 ou pelo e-mail ouvidoria@adaf.am.gov.br, ambos canais de denúncia da Adaf. Também pode comparecer à sede da Decon, situada na rua Desembargador Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital.



*CM7 BRASIL

Nenhum comentário