MAPA MOSTRA LUGARES QUE ACEITAM PIX SAQUE E PIX TROCO PELO BRASIL

 

Foto: Vitor Pádua / Tecnoblog / Tecnoblog

Um mapa com locais que disponibilizam o Pix Saque e o Pix Troco está funcionando desde segunda-feira (28), com base no sistema de informações aberto do Banco Central. Elaborada pela Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), a ferramenta é atualizada em tempo real — o objetivo é aproximar o brasileiro das duas modalidades do meio de pagamentos digital do BC.

Desde 29 de novembro, o Pix Saque e Pix Troco estão liberados no mercado brasileiro. Eles permitem que estabelecimentos comerciais fora do ecossistema bancário, como padarias ou lojas de conveniência, realizem o saque e devolução de troco em dinheiro em espécie. Ambas as modalidades foram liberadas pelo BC em simultâneo, porque servem a um propósito semelhante: ampliar o número de locais onde é possível sacar dinheiro em espécie.

Além de estabelecimentos comerciais, o cliente pode encontrar o Pix Saque e Pix Troco em caixas eletrônicos e, claro, agências bancárias. O mapa da ABFintech mostra todos os locais onde é possível retirar dinheiro por meio da ferramenta.
Como funciona o Mapa do Pix Saque e Pix Troco

Quando o Mapa Pix Saque e Troco aponta um ponto próximo à localização do cliente, ele mostra se aquele estabelecimento aceita uma ou outra modalidade, os horários de funcionamento a cada dia da semana, e o valor máximo que pode ser sacado no local. O BC determinou o limite de R$ 500 por operação, mas o estabelecimento pode definir um teto apropriado para o negócio.

Por enquanto, Caixa Econômica Federal, Itaú, Inter e Banco Topázio são parceiros do Mapa Pix Saque e Troco — o que significa que agências e caixas eletrônicos desses bancos aparecem com destaque na plataforma.

A maioria dos pontos de Pix Saque e Troco ainda estão nas regiões Sul e Sudeste. Porto Alegre (RS) apresenta 537 estabelecimentos; Florianópolis (SC) tem 40 locais que aceitam uma das modalidades. São Paulo aparece com apenas 23.

Mapa Pix Saque e Pix TrocoFoto: Reprodução / Tecnoblog


De acordo com Marcelo Martins, diretor executivo da ABFintechs e fundador da Pay Ventures, a maioria dos locais que aceita a retirada de dinheiro espécie por enquanto são bancos e caixas eletrônicos — pelo menos nestes primeiros meses desde a liberação do Pix Saque e Troco pelo Banco Central.

"Como o Pix começou devagar, mas logo teve um crescimento exponencial, acredito que acontecerá da mesma forma com o Pix Saque e o Pix Troco", disse Martins em entrevista ao jornal O Globo.

Ele entende que, à medida que o usuário se familiarizar com essas formas de saque, mais estabelecimentos comerciais vão aderir ao recurso. "Diariamente veremos pontinhos novos no mapa. O bom do serviço é que ele é gratuito, e feito em diversos estabelecimentos que estão próximos ao consumidor", completou Martins.

Fonte: Tecnoblog

Nenhum comentário