SEMULSP É REFERÊNCIA EM MANAUS DE BOAS PRÁTICAS ‘LIXO ZERO’

 

Divulgação

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) é referência em Manaus de boas práticas ‘Lixo Zero’. O padrão de recuperação de resíduos sólidos é respeitado na secretaria. Os servidores da Semulsp reciclam tudo que é coletado no ambiente, seja plástico, papel, material orgânico ou rejeito. E mais uma ação com o objetivo de ser modelo ‘lixo zero’ no país foi realizada nesta sexta-feira, 11/3. O secretário Sabá Reis entregou copos personalizados para todos os servidores da sede da secretaria, eliminando definitivamente o uso do descartável.

“Esse copo pode fazer a diferença em nossa secretaria. E eu, em nome do prefeito David, só agradeço a equipe de conscientização ambiental da Semulsp, que vem orientando sobre o descarte correto do lixo em toda cidade”, destacou Sabá Reis.

De acordo com o coordenador da coleta seletiva da Semulsp, Luiz Paz, a secretaria adotou uma série de medidas e práticas para o encaminhamento e tratamento correto dos resíduos, com redução do volume de lixo e aproveitamento dos materiais recicláveis e proteção ao meio ambiente.

“Estamos entregando esses copos, porque nesta secretaria está se tornando uma secretaria autossustentável. Todos os funcionários estão recebendo copo personalizado. Vamos eliminar definitivamente o copo descartável, ou seja, a Semulsp não terá mais copo descartável. Sempre pensando na preservação do meio ambiente”, explicou

Outras práticas

A Semuslp também eliminou as lixeiras comuns dentro das salas e dispôs de lixeiras de coleta seletiva apenas nos corredores e nas entradas da secretaria, para evitar a produção de lixo no local.

No viveiro da secretaria, todo lixo orgânico produzido pelos servidores é transformado em biogás e em seguida utilizado na própria sede da Semulsp.

A Semulsp também tem máquina de coleta de garrafas PET e latinhas de alumínio que podem ser convertidas em pontos para trocar por recarga celular, livros e outros benefícios.

Nenhum comentário