ARTHUR VIRGÍLIO PRESTIGIA LANÇAMENTO DE DOCUMENTÁRIO QUE RESGATA HISTÓRIA DO JIU-JITSU NO AM


O presidente do PSDB-AM e pré-candidato ao Senado Arthur Virgílio Neto participou na noite de quarta-feira, 6, do lançamento do documentário “O Clã das Jiboias – O Jiu-Jítsu na Amazônia”, produzido por Heraldo Daniel. A iniciativa faz um resgate histórico sobre o esporte, no Estado, desde a imigração japonesa, de um grupo de lutadores, passando pela retomada, em 1976, com a chegada de Reyson Gracie, em Manaus.


Arthur é um dos personagens do documentário, porque foi graças a ele que Reyson veio para a capital amazonense e, junto com o mestre Osvaldo Alves, estruturou e organizou o jiu-jítsu no Amazonas.

“Fiz uma luta com um campeão universitário de judô, o Nilsão, e o derrotei, mesmo tendo quase o dobro do meu peso. A partir daí nós comprovamos ser possível, com a técnica do jiu-jítsu, derrotar lutadores de tamanho e peso maiores. Chamei o Reyson e ele veio para Manaus, depois o Osvaldo chegou com o seu senso de organização e demos ‘corpo’ a um verdadeiro celeiro de campeões, aqui”, relembrou Arthur Neto, agradecendo pela participação na produção cinematográfica.

A avant-première contou com grandes nomes do jiu-jítsu, no Brasil e no mundo, entre eles, Reyson Gracie, além de professores de academias, amantes da categoria e jovens lutadores. “Mais que a história do jiu-jítsu, esse trabalho contou um pouco do meu amor por Manaus e pelas pessoas que conheci aqui. Agora, nossa expectativa é motivar ainda mais jovens a continuar essa trajetória de sucesso, porque aqui está um dos grandes polos de jiu-jítsu no mundo”, destacou Reyson.

“O documentário é um resgate histórico do esporte número 1 do Amazonas e eu senti a necessidade de contar essa história, construída ‘tijolo por tijolo’ por essas pessoas”, disse Heraldo. “Quando somos movidos pelo amor e pela paixão, as coisas acontecem. Apesar de todas as dificuldades, pandemia e decretos, conseguimos concluir essa obra de amor ao jiu-jítsu”, concluiu.

Nenhum comentário