MPF PEDE R$ 7 MILHÕES DE PRESIDENTES DOS RODOVIÁRIOS EM MANAUS POR GREVES ILEGAIS

Givancir Oliveira - Foto: Divulgação

Os irmãos Givancir de Oliveira Silva e Josenildo de Oliveira e Silva, presidente e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário estão sendo processados pelo Ministério Público Federal (MPF), por deflagrarem greves ilegais no transporte público de Manaus.

O MPF pede na denúncia que os irmãos sejam condenados por crimes de invasão de estabelecimento ou sabotagem e de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e que paguem uma indenização de R$ 7 milhões, pelos prejuízos causados.

A denúncia, apresentada à Justiça Federal, indica três paralisações de ônibus na capital amazonense em 2016 e outras quatro em 2017 em desacordo com o determinado pela Justiça do Trabalho.

No processo, o MPF anexou imagens e vídeos das greves gravados das garagens de ônibus das empresas, além de filmagens das paralisações, boletins de ocorrência policial e diversas notícias publicadas em meios de comunicação locais.

Em alguns casos, a paralisação foi de 100% da frota, contrariando decisões judiciais que previam o mínimo de 30% ou 70% da frota em atividade. Em outras situações, a greve foi considerada abusiva pela Justiça do Trabalho, que determinou ao sindicato, sob a direção de Givancir Silva e Josenildo Silva, que se abstivesse de deflagrar a paralisação e de promover quaisquer atos de turbação de posse e cerceamento de acesso às garagens das empresas.

Matérias jornalísticas que noticiaram uma das greves considerada abusiva pela Justiça do Trabalho, em janeiro de 2017, apresentava entrevistas e fotos dos denunciados, com destaque para declarações do então presidente do sindicato, Givancir Silva, como “a categoria vai conseguir o que quer na porrada” ou “não vai rodar um ônibus em Manaus até que haja negociação...”.

Ainda em 2017, a Justiça Federal chegou a determinar o bloqueio de valores das contas bancárias do sindicato e aplicação de multa mais alta, após os descumprimentos das decisões trabalhistas, e informou a Polícia Federal e o MPF para apuração das infrações.


*PORTAL DO HOLANDA

Nenhum comentário