VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 TERÁ MAIS DE 40 PONTOS


Foto: Camila Batista/Semsa

A Prefeitura de Manaus prossegue com a vacinação contra a Covid-19, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disponibilizando ao longo da semana, 49 pontos de atendimento estrategicamente localizados em todas as zonas geográficas de Manaus.

Vacinação contra a Covid-19 terá mais de 40 pontos

Do total de locais de vacinação, quatro serão exclusivos para o atendimento das crianças de 5 a 11 anos: shopping Via Norte, na zona Norte; Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul; Cidade da Criança, zona Centro-Sul; e Sesi Clube do Trabalhador, na zona Leste. Além desses, o Centro de Convenções, o “sambódromo”, na zona Centro-Oeste, segue atendendo crianças e o público a partir dos 12 anos de idade. Com exceção do shopping Via Norte, que funciona das 10h às 16h, os demais pontos de vacinação atenderão das 9h às 16h.

A proteção contra a Covid-19 também será disponibilizada em 45 unidades de saúde de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 16h. Os endereços e os imunizantes ofertados em cada estabelecimento de saúde podem ser conferidos por meio do link (https://bit.ly/localvacinacovid19) e nas redes sociais da Semsa.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, reforça a necessidade da população se proteger contra a Covid-19 e destaca que a gestão do prefeito David Almeida tem se esforçado em instalar pontos de vacinação em locais de grande circulação de pessoas como forma de facilitar o acesso ao imunizante.

“Nosso apelo é direcionado especialmente às pessoas de 18 a 59 anos que já tomaram a segunda dose há quatro meses ou mais e que devem tomar a terceira dose. É preciso reforçar a proteção com a vacina contra a Covid-19, que pode ser recebida, inclusive ao mesmo tempo que a da influenza. A única situação em que o imunizante não deve ser tomado é se a pessoa estiver doente. Nesse caso a recomendação é aguardar 14 dias a partir dos primeiros sintomas”, frisa.

Intervalos

Seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a Semsa informa que as crianças e os adolescentes não estão no grupo de pessoas que precisam da dose de reforço. A ressalva são os adolescentes imunossuprimidos, que devem receber a terceira dose do imunizante no intervalo de dois meses após a segunda dose.

O PNI também orienta que idosos a partir dos 70 anos e adultos imunossuprimidos que já tomaram a terceira dose, após quatro meses já podem receber a quarta dose da vacina.

Nenhum comentário