VISANDO O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL, TCE-AM REALIZA WORKSHOP DE LÍDERES COM DIRETORES E CHEFES

Foto: Divulgação

Buscando traçar metas e definir objetivos para os próximos cinco anos, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou, na manhã desta quarta-feira (13), um workshop para mais de 80 secretários, diretores e chefes da Corte de Contas.

A ação teve como temática principal ‘Liderança e Gestão Estratégica’.

O evento foi realizado no Novotel, localizado no Distrito Industrial de Manaus.

Ao abrir o evento, o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, destacou a importância de se abrir o diálogo com os gestores do Tribunal para a criação do planejamento estratégico 2022-2026.

“Esse workshop serviu para conversar com as chefias e lideranças, buscando os projetos, planos e perspectivas para melhoria da instituição. Precisamos fazer algumas reflexões sobre o quadro atual e o quadro futuro a médio e longo prazo, para funcionarmos de forma coordenada, cumprindo todas as funções constitucionais”, destacou o conselheiro-presidente Érico Desterro.

Participante no evento, o secretário-geral Harleson Arueira falou sobre o engajamento de todos os gestores do Tribunal nessa iniciativa proposta pela gestão.

“Ficamos contentes com a participação dos gestores do Tribunal, significa que eles entendem a importância do planejamento e sua cultura, para que assim possamos ter uma gestão eficiente, eficaz, e alcançar resultados satisfatórios”, destacou o secretário-geral Harleson Arueira.

Um dos principais objetivos do workshop foi de entender as necessidade e visões de cada gestor, que, de acordo com a expertise da área de forma específica, pôde contribuir com a elaboração do planejamento estratégico.

Dessa forma, a responsabilidade da construção do planejamento pôde ser compartilhada entre os gestores, que são os principais responsáveis pela execução do mesmo.

“O engajamento de todos os gestores é muito importante no processo de elaboração do planejamento estratégico. Com o workshop podemos fazer um diagnóstico dos cenários interno e externo do Tribunal, para assim poder focar no presente, mantendo o olhar no futuro”, destacou a chefe do Departamento de Planejamento, Ana Isabela.

O workshop também buscou formar líderes, capacitando os secretários, diretores e chefes a exercer não somente o papel de autoridade dentro do ambiente de trabalho, mas também de instruir os colaboradores de forma a executar os serviços com maior qualidade possível.

Durante o evento, a consultora, instrutora e auditora em sistema de gestão, Eliane Marques, compartilhou experiências sobre a produção de um planejamento estratégico.

“A ideia é identificar quais requisitos das partes interessadas, dentre elas, a sociedade, que é a recebedora desse serviço. O gestor público precisa identificar esses requisitos e transformar na rotina diária do Tribunal, para assim atender a expectativa do cidadão”, destacou Eliane Marques, premiada pelo Programa Qualidade Amazonas, que reconhece boas gestões organizacionais.

Nenhum comentário