FALTAM 14 MILHÕES DE DECLARAÇÕES DO IR 2022; PRAZO VAI ATÉ 31 DE MAIO

 

Prazo de entrega da declaração vai até o dia 31 de maio

Prazo de entrega da declaração vai até o dia 31 de maio

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

A 22 dias do fim do prazo de entrega do Imposto de Renda 2022, ainda faltam ser entregues 14 milhões de declarações. Segundo a Receita Federal, foram recebidas até as 11h desta segunda-feira (9) 20.079.294 declarações. A expectativa é que 34,1 milhões sejam enviados até o fim do prazo, em 31 de maio.

A entrega começou em 7 de março. Contribuintes que ao longo do ano passado receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 precisam acertar as contas com o Fisco. Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido.

A declaração pode ser enviada via computador, pelo endereço gov.br/receitafederal, ou por tablets ou smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.


Restituição

As restituições do Imposto de Renda deste ano ocorrerão em cinco lotes. Os pagamentos começam em 31 de maio, data do primeiro lote, seguindo a ordem de prioridade estabelecida em lei, e vão até 30 de setembro, quando será pago o quinto lote. Os contribuintes que enviarem a declaração primeiro receberão a restituição nos primeiros lotes.


Como corrigir a declaração enviada

Se você enviou a declaração mas percebeu algum erro, envie outra declaração com todas as informações corretas (declaração retificadora). É preciso informar o número do recibo da declaração que será retificada. Essa informação é obrigatória em declarações retificadoras. Também é necessário usar o programa do mesmo ano que você quer retificar.


Retificação

Até o último dia do prazo de entrega você pode fazer a retificação e também trocar o regime de tributação (desconto simplificado ou deduções legais).

Após o último dia do prazo, o contribuinte terá cinco anos para fazer a retificação, desde que a declaração não esteja sendo fiscalizada. A fiscalização começa a contar no momento em que a pessoa recebe uma intimação da Receita Federal.




Fonte: R7

Nenhum comentário