PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA ALEAM REALIZA LANÇAMENTO DO PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

 


Na manhã desta terça-feira (03), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Coed), realizou o lançamento do Programa de Orientação Profissional (POP). O evento ocorreu no auditório Sônia Barreto da Escola do Legislativo da Aleam.

Este programa é um conjunto de ações curriculares para possibilitar a geração de conhecimentos relacionados ao “Projeto de Vida” previsto na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), para o mundo do trabalho e a escolha profissional dos Jovens do Ensino Médio.

Para a Presidente da Comissão de Educação, Therezinha Ruiz (PL) este projeto é uma contribuição para a orientação pessoal e profissional dos alunos.

“O que é mais importante para nós é saber que a través do POP o aluno fará o vestibular ou se preparará para fazer uma faculdade naquilo que realmente ele gosta, quer e sonha em ter aquela profissão, então esse é o maior objetivo deste programa”. Frisou a parlamentar.

Os estudantes brasileiros de escolas públicas e particulares vêm enfrentando dificuldades, no que diz respeito às escolhas profissionais e ao ingresso em cursos superiores, devido à ausência de orientações e formações adequadas para a tomada de decisões em processos seletivos das universidades públicas e particulares. Segundo os dados do CENSO ESCOLAR – INEP/2020, o Estado do Amazonas possui 199.684 estudantes matriculados nas três séries do Ensino Médio, dos quais 57.896 estão cursando a 3ª série.

A Escola Estadual Marcantonio Vilaça I é a primeira unidade de ensino parceira para realizar a implantação deste projeto que já começou a gerar frutos com os jovens do 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio. 

“Ficamos muito felizes em participar deste projeto, implementar e desenvolver o POP com nossos alunos, é um ponto inicial da carreira profissional deles, a escola busca estar em constante contato com os alunos desenvolvendo atividades para que eles venham se conhecer e a través disso definam suas carreiras e Projetos de Vida, para eles terem a certeza de como contribuir com a sociedade”. Afirmou Lidiane Lozana, Gestora da Escola Estadual Marcantonio Vilaça I.


Temáticas

Serão desenvolvidas em forma de oficinas as seguintes temáticas: Semana de Orientação Profissional, Projeto de Vida, Definir Ações do Futuro, Caminhada Profissional, Pensar e Planejar o Futuro e Identidade, Valores e Responsabilidade Social.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), está sendo tramitado o Projeto de Lei Nº 705/2021 de autoria da Deputada Therezinha Ruiz que, institui a “Semana Estadual de Orientação Profissional para alunos regularmente matriculados no ensino médio em todas as unidades de ensino públicas e privadas do Estado do Amazonas”.

Durante essa semana, no mês de agosto, serão realizadas diversas ações educativas, desenvolvendo temas que dialogam com os eixos temáticos do Projeto destinados a professores da Educação Básica de Ensino.

Nenhum comentário