PRIMEIRA IMAGEM DO BURACO NEGRO DO CENTRO DA NOSSA GALÁXIA É REVELADA


A National Science Foundation revelou na quinta-feira um "progresso histórico" que foi feito na investigação de nossa galáxia, a Via Láctea, no âmbito da colaboração do Event Horizon Telescope.

A ocasião revelou a primeira imagem do centro da Via Láctea, confirmando inequivocamente que se trata de um buraco negro - o seu nome é Sagitário A*. Como você pode ver na imagem abaixo, o centro preto é cercado por luz sugada para dentro do buraco negro.

Pelas informações disponíveis, sabe-se que Sagitário A* é 4,3 milhões de vezes maior que o nosso Sol e 25.000 anos-luz da Terra, que é considerado relativamente próximo do nosso planeta no universo associado. Já o M87* está a 55 milhões de anos-luz da Terra. Veja o Sagitário A*:



Os pesquisadores observam que a análise desse buraco negro é muito mais complexa do que a do M87*, observando que a presença de mais gás e poeira dificulta o trabalho do telescópio e dos pesquisadores. Além disso, o Sagitário A* é significativamente menor e menos ativo que o M87*.

Nesta apresentação, a National Science Foundation observou que muitas novas ferramentas foram desenvolvidas para analisar Sagitário A*, e essas ferramentas continuarão a ser usadas para coletar mais dados sobre a localização do centro da Via Láctea.



*FONTE: PORTAL DO HOLANDA

Nenhum comentário