TONY MEDEIROS DIZ NA ASSEMBLEIA QUE BUROCRATIZAÇÃO IMPEDE O DESENVOLVIMENTO DO SETOR PRIMÁRIO


O deputado Tony Medeiros (PL) voltou a afirmar que a burocratização impede o desenvolvimento do setor primário no Estado do Amazonas. A fala de indignação do deputado foi feita hoje (5), na Assembleia Legislativa, durante o Grande Expediente.

O deputado levantou o tema da burocratização no momento em que ele estava se pronunciando sobre as alternativas econômicas para o Estado. “Sabemos que os maiores empregadores no interior são o setor primário, as prefeituras, um pouco o Governo do Estado e muito pouco o Governo Federal, além do comércio. Ninguém consegue trabalhar na agricultura, na piscicultura e no setor madeireiro, devido aos entraves burocráticos impostos ao setor primário”, disse o deputado.

De acordo com Tony Medeiros, as licenças ambientais estão condicionadas à regularização fundiária. “Como vai se ter licença, se é preciso o produtor ter o título da terra?. É uma verdadeira gangorra que se criou e que impede que o setor se desenvolva. Estamos trabalhando aqui no Parlamento para diminuir essa burocratização e fazer com que o setor primário seja, verdadeiramente, uma alternativa econômica de desenvolvimento para o Estado do Amazonas”, salientou.

O parlamentar questionou ainda o trabalho que é realizado pelos órgãos responsáveis pela regularização fundiária. “ Os órgãos não estão trabalhando com a celeridade necessária. O Incra, por exemplo, não consegue a regularização fundiária nem de seus assentados. Precisamos mudar essa realidade”, afirmou Tony. 

Ao exemplificar a difícil situação dos produtores rurais, Tony Medeiros, lembrou, de um agricultor do Sul de Canutama (distante 614 quilômetros de Manaus) que esperou em torno de 25 anos para conseguir o título de sua propriedade. “Nos emocionamos ao constatar a luta desse senhor de 75 anos que finalmente conseguiu o título de sua terra. Agora ele vai poder buscar crédito para investir, aumentando a produção. Se houver uma desburocratização do setor primário, teremos a oportunidade de efetivamente, transformar todo o nosso potencial em melhoria de vida dos nossos irmãos do interior”, concluiu o deputado Tony Medeiros.

Nenhum comentário