VACINAÇÃO DE CRIANÇAS CONTRA A INFLUENZA INICIA NESTA SEXTA-FEIRA, 6/5

 

Foto: Camila Batista / Semsa

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos começam a ser imunizadas contra a influenza (gripe), nesta sexta-feira, 6/5, em mais de 170 salas de vacina e pontos estratégicos da Prefeitura de Manaus. O público infantil faz parte dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Sarampo e representa, na capital, um total estimado de 159.789 crianças.

Além dos menores nessa faixa etária, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) segue disponibilizando a vacina contra a influenza para os idosos de 60 anos ou mais e para os trabalhadores de saúde.

O titular da Semsa, Djalma Coelho, orienta os pais a levarem seus filhos ao local de atendimento mais próximo, que pode ser consultado no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou por meio do link http://bit.ly/salavacinamanaus.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de horário regular funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e as UBSs de horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. Além desses locais, a Semsa opera com pontos estratégicos de grande fluxo, de segunda a sábado, das 9h às 16h.

A subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo, informa que os pais devem apresentar a caderneta de vacinação da criança e o Cartão Nacional de Saúde (CNS), e atentar para a necessidade do intervalo de 14 dias entre as vacinas infantis e a da Covid-19.

“As crianças que foram vacinadas contra a Covid-19 devem aguardar o tempo recomendado para receber qualquer outro imunizante”, explica a subsecretária, destacando que o intervalo vale apenas para o público infantil. “No caso dos adultos, a vacina contra a gripe pode ser feita ao mesmo tempo que a de Covid-19”, orienta.

Ela ressalta ainda que o avanço da campanha neste momento é apenas para a influenza. A vacina contra o sarampo (tríplice viral), que também está prevista para o público de 6 meses a menores de 5 anos, ainda não está liberada para este público, sendo ofertada somente para os trabalhadores de saúde.

Novos grupos

A abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Sarampo para o público infantil foi possível, porque o município recebeu do Ministério da Saúde 130 mil novas doses contra a influenza. As doses foram repassadas à Divisão de Imunização da Semsa pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP, na última quarta-feira, 4.

A expectativa da Prefeitura de Manaus é que, ainda na primeira quinzena de maio, o município receba doses suficientes para avançar na imunização dos outros 14 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Além das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a segunda etapa também atenderá gestantes (qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas (população a partir de 6 meses, assistida pela Sesai/Dsei Manaus); professores das escolas públicas e privadas; pessoas com deficiência permanente; Forças de Segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (motorista e cobrador em exercício efetivo); trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Nenhum comentário