FESTIVAL DE PARINTINS É HOMENAGEADO EM SESSÃO ESPECIAL NA ALEAM

 

Foto: divulgação

O presidente da Comissão de Cultura e Economia Criativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Saullo Vianna (UB), conduziu a Sessão Especial em Homenagem ao Festival Folclórico de Parintins, na noite desta quarta-feira (8). A solenidade contou com a presença dos bumbás Caprichoso e Garantido, além dos movimentos Marujada e Amigos do Garantido, que representam os bois em Manaus.

Saullo é autor da realização da homenagem. Os deputados Tony Medeiros, Abdala Fraxe, Joana Darc e Cabo Maciel são coautores do reconhecimento.

"Esse é um momento de celebração, de comemorar e relembrar grandes contribuições com o nosso festival. O Festival de Parintins tem muita importância para todo o Estado, mas principalmente para Parintins. Em 2019, 60 mil pessoas visitaram a cidade nos três dias de festival. E a festa gerou uma movimentação econômica na ordem de R$ 80 milhões para o Amazonas", disse Saullo Vianna.

Aguardado com muita expectativa pelos torcedores dos bois Caprichoso e Garantido, a 55ª edição do festival acontece no dias 24, 25 e 26 de junho e promete ser a maior de todos os tempos.

Coautor da homenagem, o deputado Tony Medeiros, em seu discurso, relembrou o início do festival e citou grandes nomes que ajudaram na construção do festival, até tomar a proporção que a festa possui hoje.

"Aprendi muito com o festival folclórico, e eu acreditei desde o primeiro momento. Tenho muito orgulho das minhas raízes. As nossas manifestações culturais nos uniram, e foi dessa forma que ganhamos o mundo", falou.

Representando o governador do Amazonas, o secretário de Estado de Cultura, Marcos Apolo, pontuou os investimentos que o Estado tem feito em Parintins. O governo prevê investimento de R$ 5,7 milhões com a reforma do Bumbódromo.

"Parintins é uma cidade diferenciada, com povo hospitaleiro, com sua arte que acaba sendo vetor econômico. Já estamos ansiosos para o festival. Sem dúvida, é um dos maiores desafios da minha vida profissional, que muito me orgulha", acrescentou.


Homenagem a João Lobato

Durante a solenidade, o parlamentar pediu um minuto de silêncio em respeito à memória de João Lobato, pai do presidente do Boi Caprichoso e do vereador de Manaus, Jender Lobato e Jander Lobato, respectivamente. João Lobato falou nesta quarta-feira.

Nenhum comentário