PREFEITO DAVID ALMEIDA RESSALTA EMPENHO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE MANAUS RECONHECIDOS COMO MELHORES DO BRASIL

Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, nesta quinta-feira, 9/6, do encontro gerencial com os gestores das dez melhores unidades de saúde, classificadas pelo Ministério da Saúde, no Previne Brasil. No evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o chefe do Executivo municipal destacou o empenho dos profissionais que, pelo segundo ano seguido, foram considerados os melhores do Brasil.

 

“A saúde básica de Manaus é o orgulho da gestão da prefeitura. Eu estou falando com os melhores gestores de saúde básica do Brasil, dos melhores índices sintéticos do Brasil e participo deste encontro, exatamente para reconhecer o trabalho de todos que estão empenhados em fazer com que Manaus continue sendo referência nacional”, enfatizou Almeida.

 

O Previne Brasil é um programa nacional que avalia o desempenho e a qualidade dos serviços de Atenção Primária em Saúde e serve de base para o cálculo do financiamento das ações nos municípios.

 

Manaus recebeu 7,74 no Indicador Sintético Final (ISF), ficando à frente de capitais como Maceió-AL (6,82), Curitiba-PR (6,80), Florianópolis-SC (6,49), Rio de Janeiro-RJ (6,23), Natal-RN (6,16), Porto Alegre-RS (6,07), Brasília-DF (6,01), Campo Grande-MS (5,74) e Palmas-TO (5,65), na lista das dez cidades com maior pontuação.

 

O ISF é a média do desempenho obtido nos sete indicadores do Previne Brasil, que contemplam as áreas de saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança e doenças crônicas.

 

O titular da Semsa, Djalma Coelho, destacou que as unidades básicas com as dez maiores notas individuais na avaliação do Programa Previne Brasil e também as Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e de Atenção Primária (EAP) com a melhor avaliação individual foram reconhecidas como “Top 10” da rede de assistência básica na capital.

 

“Recentemente, o Ministério da Saúde tornou público os resultados do primeiro quadrimestre de 2022 e, novamente, Manaus ficou em primeiro lugar em todas as capitais do Brasil. Então, reunimos toda a nossa gestão para comemorar e entregar um certificado de honra ao mérito para as dez melhores equipes. Esperamos com isso agradecer e demonstrar nosso orgulho a todo o empenho e dedicação prestada pelos servidores da Semsa que atuam diretamente com a população”, finalizou Djalma.

Nenhum comentário