PREFEITURA DE MANAUS RECOLHE GARRAFAS PET DO NOVO COLETOR INSTALADO NA ZONA OESTE

 

Foto – Rebeca Mota / Semulsp

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), fez o recolhimento de garrafas de plástico, conhecidas como PET, nesta sexta-feira, 10/6, após uma semana da instalação do novo coletor, situado no trevo do bairro Compensa, zona Oeste, entre as avenidas Compensa e Brasil. A novidade é mais um projeto de sustentabilidade voltado para a coleta seletiva.

O coletor recebe garrafas PET de qualquer tipo de bebida, tamanho e marca. O recolhimento do material é feito uma vez por semana. O titular da Semulsp, Altervi Moreira, acompanhou a coleta em que o depósito já estava com a sua capacidade total preenchida.

“Após uma semana, estamos fazendo o recolhimento do material do novo coletor, que encheu na sua totalidade. Estamos recebendo diversas solicitações para que sejam instaladas outras unidades em praças e trevos. Essas garrafas deixaram de ir para o igarapé do Franco e agora estão indo para o local correto”, declarou Moreira.

 

Destinação correta

Após o recolhimento das garrafas, o material é transportado pelo caminhão da Semulsp e direcionado às cooperativas e associações que reciclam o material.  

Para facilitar a identificação visual por parte da população, o coletor tem formato de pirâmide, sendo todo gradeado com as cores do mosaico da Prefeitura de Manaus. A ação tem o objetivo de fortalecer a cultura de reciclagem e diminuir o fluxo de garrafas direcionadas aos rios, igarapés e aterro sanitário.

 

Novidade

A Semulsp vai instalar, nos próximos dias, novos coletores no Passeio do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e na praça do Barcelona, na avenida Cosme Ferreira, zona Leste de Manaus.

 

PEVs

O serviço de coleta seletiva, coordenado pela Semulsp, ocorre todos os dias. A população pode separar os próprios resíduos recicláveis e levar até um dos 25 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela Prefeitura de Manaus em parceria com associações e grupos de catadores, que estão espalhados em 25 pontos da cidade.

O serviço consiste em incentivar a população a separar o lixo doméstico, entregando para a reciclagem os materiais que podem ser reaproveitados, como garrafas PET, embalagens de tetra pack, plásticos, latinhas, papel e papelão, entre outros produtos.

Como serviço complementar à coleta seletiva, a Semulsp também realiza ações de conscientização porta a porta, todos os dias, no sentido de estimular a população a aderir a esse hábito, além de ensinar como fazer a separação e disponibilizar os produtos de forma correta. Atuando de forma similar, está o grupo Garis da Alegria, que atua na sensibilização da população.

Nenhum comentário