Aconteceu!

PL DE ROBERTO CIDADE QUE INSTITUI O ‘MARÇO AZUL MARINHO’, DE ATENÇÃO AO CÂNCER COLORRETAL, É APROVADO PELO PLENÁRIO DA ALEAM

 

Foto: divulgação

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta terça-feira (1º /11), o Projeto de Lei nº 135/2022, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), que institui a programação alusiva ao “Março Azul Marinho”. O mês será dedicado a maior conscientização sobre o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. 

“Este é o terceiro tipo de câncer mais frequente, tanto em homens quanto em mulheres. É importante que possamos ampliar a divulgação de informações a respeito do assunto, sobre as medidas de prevenção e os exames que podem promover um diagnóstico precoce, que permita o tratamento adequado e, consequentemente, garantam maior possibilidade de cura. Temos a intenção, por meio desta lei, de mobilizar a população e os profissionais de saúde acerca da doença, diagnóstico precoce e tratamento. Nosso intuito é contribuir para salvar vidas”, afirmou o deputado. 

Conforme a proposta, durante o “Março Azul Marinho” serão reunidos esforços visando a conscientização da população acerca do câncer colorretal, por meio da realização de campanhas informativas e preventivas. Criado em parceria entre o Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), o “Março Azul Marinho” é uma oportunidade para se educar mais sobre a doença e aprender como se prevenir.

O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil, atingindo mais de 40 mil pessoas por ano. É o segundo tumor maligno em incidência na população feminina e masculina, excluindo o câncer de pele não melanoma, atrás apenas, respectivamente, dos cânceres de próstata e mama. São 41 mil novos casos previstos para 2022, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Nenhum comentário