COREIA DO SUL MUDA CÁLCULO DA IDADE, E CIDADÃOS PODEM FICAR ATÉ DOIS ANOS "MAIS NOVOS"


MANAN VATSYAYANA / AFP

Realizando um desejo de muitos no mundo, os sul-coreanos vão "rejuvenescer" um ano ou até dois em 2023, graças a uma lei que deixará para trás o sistema tradicional de cálculo de idade no país. O atual, amplamente conhecido como "idade coreana", atribui às pessoas um ano ao nascer e depois adiciona anos a cada 1º de janeiro, ao invés de no aniversário.

Mas, na quinta-feira (8), a Assembleia Nacional do país aprovou uma série de leis que exigem o uso do sistema internacional de contagem de idade em documentos oficiais. Essas mudanças serão implementadas em junho.

A decisão foi tomada para "resolver a confusão social causada pelo uso misto de cálculos de idade", afirmou a Assembleia Nacional em um comunicado.

Nova presidente do Peru negocia formação de governo em meio a protestosNova presidente do Peru negocia formação de governo em meio a protestos

Vencedores de concurso que nomeia as fotos mais engraçadas da vida selvagem são anunciadosVencedores de concurso que nomeia as fotos mais engraçadas da vida selvagem são anunciados

Além do sistema tradicional, o país também emprega outro método para determinar a idade legal para fumar ou beber, que atribui zero ano de idade aos recém-nascidos e depois acrescenta um a cada 1º de janeiro. Desde a década de 1960, alguns prontuários médicos e jurídicos também usam o padrão internacional.

Isso significa que, por exemplo, em 9 de dezembro de 2022, uma pessoa nascida em 31 de dezembro de 1992 tem 29 anos no sistema internacional, 30 anos no método coreano para beber e 31 anos na "idade coreana".

O presidente Yoon Suk-yeol promoveu a mudança devido aos problemas administrativos e sociais causados por essa disparidade nos métodos de contagem.

Para alguns sul-coreanos, a mudança é um motivo óbvio de alegria: "Estou ficando dois anos mais jovem, estou muito feliz", comentou um usuário no Twitter. "Fiz dois anos logo depois de nascer porque nasci em dezembro. Finalmente, estou prestes a voltar à minha idade real", acrescentou.


Fonte: AFP

Nenhum comentário