‘IMPOSSÍVEL ADMINISTRAR TANTA DOR’, DIZ PAI QUE PERDEU TRÊS FILHOS PARA O CÂNCER


PAÍS| Portador de uma síndrome rara que deixa o paciente mais suscetível ao aparecimento do câncer, o corretor de imóveis Régis Feitosa Mota carrega a dor da perda dos três filhos para a doença em um intervalo de apenas quatro anos. Ele tinha 46 anos quando descobriu que tinha a síndrome de Li-Fraumeni. As informações são do G1.

“Foi uma coisa muito em cima uma da outra que não deu nem tempo para ter luto porque era terminando o tratamento de um filho e começando o do outro, e falecendo outro, e assim num período de quatro anos perdi os três filhos. É impossível administrar tanta dor, tanta sofrimento e ter luto ao mesmo tempo”, disse Regis.

A síndrome é caracterizada por alterar o gene TP53, fazendo com que a produção da proteína responsável por impedir o crescimento de tumores seja insuficiente. É por isso que pacientes que têm essa condição hereditária rara estão tão vulneráveis a desenvolver diversos tipos de cânceres durante a vida. A probabilidade é de 90% de chances de os portadores terem o câncer até os 70 anos.

“Isso nos uniu bastante. Eles tinham muita força, muita aceitação apesar da doença e da gravidade todos sabiam, mesmo a mais nova. Sempre procurávamos manter a alegria, a harmonia. Os meninos deixaram um legado muito grande de ensinamento”, diz Régis.

Beatriz, a filha caçula, faleceu em 2018, com 10 anos, com diagnóstico de leucemia linfoide aguda. Pedro, de 22 anos, teve cinco episódios de câncer e morreu em 2020 com um tumor no cérebro. A perda mais recente foi de Anna Carolina, de 25 anos. A filha médica descobriu um tumor no cérebro em 2021 e morreu em novembro deste ano.



*O IMEDIATO 

Nenhum comentário