DA CONCEPÇÃO À REALIZAÇÃO: CONHEÇA OS SAMBA-ENREDOS DO CARNAVAL DE MANAUS 2023

 

(Foto: Divulgação ManausCult)

Manaus (AM) – O Carnaval é a maior festa popular e cultural do mundo, reconhecido como um espetáculo ao ar livre, a festa do Brasil traz sempre consigo, grandes temas em seus enredos que são na maioria críticos, histórias de vida e histórias culturais.

O espetáculo ganha forma e força com os brincantes que dão vida na sapucaí, e junto com a arte das alegorias e fantasias, deixam a avenida repleta de luz e inspiração. Os jurados analisam o enredo por dois subquesitos: concepção e realização, a partir do seu desenvolvimento em fantasias e alegorias levadas à avenida. O Portal Tucumã traz um especial cultural que mostrará cada tema de Enredo das Escolas do Grupo Especial de Samba de Manaus.

CONHEÇA OS ENREDOS DAS ESCOLAS DO GRUPO ESPECIAL:

A escola da samba do bairro da zona leste de Manaus, A Grande Família, abordará ”EIRUNEPÉ, O CORDEL AMAZÔNICO”. Baseado na narrativa de um caboclo amazonense, a Gigante da Zona Leste conta a história do migrante nordestino que parte para a região dos seringais às margens do Rio Juruá em busca de novas oportunidades e se apaixona pela bela indígena, formando assim o início deste município que desperta fascínio e encanta os olhos a luz do luar.

Gres: A Grande Família

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Alvorada é uma escola de samba do bairro do Alvorada, localizada na zona Centro-Oeste de Manaus. “OBU-MANAÓ – O ALVORECER DA CURA SOB AS BÊNÇÃOS DO CÉU. ANAUÊ SAMEL!

O Amazonas é um mundo metafísico protegido por deuses que designam guardiões para proteger sua nação de sangue índio. Por isso, a escola de samba irá homenagear a Samel e Ricardo Nicolau.

Ricardo Nicolau, ainda curumim das terras de chão batido do Sudeste, teve um sonho onde Tupã apontava o norte da vida, e muito jovem, embarcou rumo ao desafio na terra onde os nativos edificavam planícies em busca do caminho chamado futuro.

“Dediquei minha vida ao conhecimento científico da medicina, para curar aqueles que padeciam na dor, e assim, fiz erguer nosso “Obu-Manaó”, que a chamam de Samel, a casa de cura de todos amazonenses, o hospital que atenderia milhares de pessoas.”, disse Ricardo Nicolau.

Arte: Gres Alvorada

A Escola de samba do bairro da Cachoeirinha, Grêmio Recreativo Escola de Samba Andanças de Ciganos, fica localizado, na zona Sul de Manaus e vem com o tema de enredo.

NÃO DEIXE O SAMBA MORRER, NÃO DEIXE A CULTURA ACABAR, O POVO CIGANO CLAMA: “SALVE” A CULTURA POPULAR!

A partir da contribuição de diversos povos, o Brasil produziu ao longo de sua história uma enorme pluralidade de manifestações culturais, seja por meio de celebrações, rituais, folguedos, danças ou/e festas. De norte a sul, de leste a oeste, essas manifestações expressam toda a multiplicidade cultural do nosso país. É tempo de celebrar e clamar por respeito, lutando contra a intolerância e todas as outras questões que possam prejudicar a cultura popular. “Salve” a cultura popular!

Arte: Andanças de Ciganos

O Grêmio Recreativo Mocidade Independente de Aparecida, fica localizada no Centro de Manaus, a escola de samba mais campeã do carnaval de Manaus levará para avenida o tema de Enredo. ”VITAE”. O tudo aquilo que tem vida dentro do ciclo humano.

Arte: Gresmi Aparecida

Gres Primos da Ilha fica localizada no bairro do São Francisco, zona sul de Manaus. A agremiação vem com o tema de enredo. D’além mar, o Amazonas conquistou! José Azevedo, o legado de um gajo sonhador.”

O Amazonas é constituído de homens de fibra e bravos heróis, e como um amálgama, tem suas vidas encrustadas na história de nossa gente. Dessa forma, a Grêmio Recreativo Carnavalesco Primos da Ilha eterniza na avenida a figura emblemática e sonhadora do empresário e Comendador português José Azevedo, filho de além-mar que veio para Manaus, para fincar seu legado na memória e nas obras material e imaterial de nossa cidade.

Arte: Gres Primos da Ilha

A Escola de Samba do Bairro do Morro da Liberdade, zona sul de Manaus. Em 2023, a Escola vai apresentar o enredo “Bate forte o tambor, furiosa! Eu quero é Tic Tic Tac. A Reino Unido abre as cortinas para Zezinho Corrêa”. A agremiação vai levar para a passarela do samba a vida, a luz e a trajetória de um dos maiores artistas do Amazonas. Zezinho Corrêa, considerado um ícone da cultura, levou o canto, a essência e a magia da nossa terra para o mundo. Entre os diversos sucessos, com a música “Tic Tic Tac”, vendeu mais de 15 milhões de discos. O artista faleceu em fevereiro de 2021, vítima de complicações da Covid-19.

Arte: Gres Reino Unido da Liberdade

O Gres Vitoria Régia, fica localizada no bairro da Praça 14 de Janeiro, centro Manaus, a agremiação vai levar para avenida o tema: “A NOSSA ESPECIALIDADE É SER ESPECIAL – POR UM MUNDO MAIS ACESSÍVEL E HUMANO”. O enredo pra lá de significativo e que reluz em verde e rosa escola de samba verde e rosa do carnaval de Manaus, cantar e decantar a história de 15% da população global que possuem algum tipo de deficiência física, mental, intelectual, ou sensorial será uma missão alegre e prazerosa. O desfile é um convite à reflexão sobre o desenvolvimento de políticas públicas que possam garantir, fortalecer e promover os direitos dessas pessoas.

Arte: Gres Vitória Régia

O Gres Vila da Barra, fica localizada no bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus, Amazônia 2022, cientistas encontraram uma das maiores descobertas da história da humanidade. Assim como em todo o local existe uma lenda, aqui na floresta amazônica também existe uma, que neste momento deixa de ser um mistério e passa a se revelar. ”RATANABÁ: O SEGREDO MILENAR DA AMAZÔNIA”.

Qual seria a verdadeira história da nossa civilização? Estamos sozinhos nesse planeta ou não? Quem chegou primeiro, o homem, o macaco ou o Adão? Hoje falaremos daquela que seria a primeira capital do mundo e dos MURIL como a primeira civilização e de uma possível raça de gigantes alienígenas que aqui chegou e construíu Ratanabá com seus mistérios, magias e tecnologias jamais vistas.

A descoberta de uma civilização secreta no coração da Amazônia brasileira que seria maior que a grande São Paulo, sua história poderá mudar o mundo.  No ano de  2022, Ratanabá viralizou nas redes sociais como uma possível cidade que seria a primeira capital do mundo e esconderia muitas riquezas, dentre elas esculturas em ouro e principalmente tecnologias avançadas que para além de apenas a fauna e a flora seria ela o verdadeiro motivo da cobiça de todos os países pela Amazônia.

Arte: Gres Vila da Barra

*PORTAL TUCUMà

Nenhum comentário