Aconteceu!

VIDEO IMPRESSIONANTE MOSTRA MOMENTO EM QUE AVIÃO PERDE CONTROLE E QUASE ACERTA PARAQUEDISTAS

O avião King Air C90 ficou descontrolado logo após nove paraquedistas terem saltado (Foto: YouTube/ViralHog/Reprodução)

Um avião modelo King Air C90, da Beechcraft, estava voando a cerca de 5.000 m de altitude na África do Sul e logo após lançar os nove paraquedistas que estavam a bordo, perdeu o controle, rodopiou no ar e quase acertou os saltadores.

Apesar de o incidente ter sido registrado em outubro pelo cinegrafista Bernard Janse van Rensberg, só agora ele está se tornando viral na internet. As imagens mostram o piloto perdendo o controle do avião logo após a liberação dos paraquedistas. O C90 dá um giro no ar, “manobra” não usual para o modelo, segundo a revista americana de aviação Plane & Pilot.

Quando faz a “manobra”, a aeronave quase acerta alguns dos saltadores. Mas, por sorte, de acordo com a revista, não houve feridos e o avião pousou em segurança.

“Como é normal, a equipe de paraquedismo estava totalmente focada em conseguir o posicionamento e o tempo de saída corretos. Esse foco intenso na tarefa resultou em muitos dos paraquedistas perdendo os sinais reveladores de uma paralisação iminente. Da posição de saída do cinegrafista, senti o avião ‘escorregar’ uma vez e depois duas vezes. Foi quando percebi que algo estava errado e decidi largar a aeronave, agora inclinada. Tudo isso aconteceu em apenas alguns segundos”, conta Bernard Rensburg, citado pela Plane & Pilot.

Assista:

Ainda conforme o cinegrafista, nove paraquedistas saltaram mas cinco ficaram dentro da aeronave descontrolada. “O momento foi surreal e não pude acreditar no que estava vendo. Tudo aconteceu em câmera lenta e me lembro de ter pensado ‘estou realmente vendo o avião girando de cabeça para baixo do nosso lado?’. Após o giro, a aeronave começou a desviar por baixo de nós, mas felizmente não fez contato”, diz o cinegrafista, citado pela revista americana.

Quando o King Air C90 começou a se recuperar do estol (perda de sustentação), mais um paraquedista saiu, deixando outros quatro, além do piloto, dentro do avião, revela Bernard Rensburg.

Apesar da cena chocante capturada no ar pelo cinegrafista e paraquedista sul-africano, o piloto do C90 retomou o controle e conseguiu pousar com segurança na pista. “O incidente foi prontamente relatado ao oficial de treinamento e segurança nacional da África do Sul. No dia seguinte, a equipe de salto fez ajustes no procedimento de saída após discussão com o piloto e nenhum outro incidente ou quase incidente foi experimentado”, comenta Rensburg, citado pela Plane & Pilot.

Nenhum comentário