HOMEM GRAVA MUDANÇA EM LOCAL APÓS LIXEIRA VICIADA SER DESATIVADA NA ZONA LESTE DE MANAUS


Foto: montagem/ Mix de Notícias 
Um trabalhador mostrou a atitude transformadora para os moradores do Coroado, na zona Leste de Manaus, após a desativação do lixo irregular jogado em uma  "lixeira viciada" pela  prática antiga de pessoas que estava causando diversos transtornos para a população e o meio ambiente.

No vídeo, o homem aparece mostrando o trabalho de limpeza através da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que desativou mais uma lixeira viciada na avenida Ouro Preto, onde os moradores lidavam com a sujeira que atraia moscas, ratos e baratas para a localidade.

No local que fica próximo de um orelhão, os resíduos que eram jogados de forma indevida agora poderão ser jogados nas lixeiras para coleta seletiva.

Nas imagens, a pessoa que registrou o vídeo chega a agradecer o trabalho do prefeito de Manaus e do secretário da Semulsp. "Obrigado prefeito David Almeida e secretário Sabá Reis, secretário "ponta de lança" da prefeitura. O Sabá é bom, que o Sabá é na hora, viu a situação e mandou eliminar essa lixeira viciada", ressaltou

Veja vídeo:

Prática ilegal gera multa

A Lei Municipal nº 2.295, de 8 de janeiro de 2018, pune o descarte inadequado em espaços públicos, mas na prática o lixo é despejado e acumulado até mesmo ao lado de escolas e UBS (Unidade Básica de Saúde).

A multa para quem for flagrado jogando resíduos em logradouros públicos, igarapés, rios e lixeiras viciadas é de dez UFMs (Unidades Fiscais do Município), dobrando a cada reincidência. O valor é de de R$ 127,17.

Separe lixo reciclável e comum

Quer começar a reciclar o seu lixo doméstico? Você vai precisar de duas lixeiras: uma para os resíduos comuns/orgânicos (restos de comida, vegetais, plantas) e outra de resíduos secos (plástico, papéis, vidros, metais, embalagens de leite).

Você não precisa fazer a separação do lixo seco na sua casa. Plástico, papéis, vidros podem ser descartados juntos. Alguns condomínios disponibilizam lixeiras diferentes para cada tipo de resíduo. Nestes casos, é possível despejar no local correto.

O que é devemos sempre lembrar é que o lixo orgânico/comum não deve ser misturado com o lixo reciclável.

E o guardanapo sujo, esponja de limpeza e papel higiênico usado? Eles também fazem parte do lixo orgânico.

Fonte: Mix de Notícias 

Nenhum comentário