VÍDEO: JOVEM TEM OLHO DEVORADO POR PARASITA APÓS DORMIR COM LENTES DE CONTATO

 

Reprodução

Um jovem descobriu da pior maneira as consequências de esquecer de retirar as lentes de contato antes de dormir.

Depois de uma jornada de trabalho como babá, o jovem Mike Krumholz, de 21 anos, resolveu tirar um cochilo de 40 minutos para descansar. Quando acordou, percebeu que havia perdido a visão. Posteriormente, o norte-americano descobriu que o causador da cegueira foi um raro parasita carnívoro.

Em entrevista ao jornal britânico Daily Star, Mike relatou que utiliza lentes há sete anos e confessou que muitas vezes contraiu infecções por mau uso.

O caso

Na reportagem, Mike afirmou que após acordar, percebeu que havia algo de errado nos olhos e retirou as lentes imediatamente. “Eu disse aos meus pais: Tenho que ir ao oftalmologista, algo não está certo”, relata o jovem no caso que aconteceu em 19 de dezembro.

Após se consultar com seu médico, o profissional da saúde o encaminhou para um oftalmologista. O especialista ocular o diagnosticou com herpes, mas Mike não entendia como havia adquirido o vírus.

O jovem acabou passando por mais oftalmologistas, até que finalmente acabou sendo diagnosticado com ceratite (inflamação na córnea) por Acanthamoeba keratitis, um raro parasita que se alimentou da carne ocular do norte-americano.

Ao jornal, Mike afirmou que a condição o impede de trabalhar e se dedicar a faculdade. O jovem ainda contou que o parasita causa uma dor imensa em seus olhos.

Eu não poderia explicar uma dor como essa na minha vida. É como um choque constante, é uma dor constante. Tenho gritado de dor.

Tratamento

Após o diagnóstico correto, Mike passou por uma terapia fotodinâmica. O tratamento consiste em uma cirurgia de retalho conjuntival.

Os cirurgiões pegaram o “branco” do olho dele e colocaram sobre a pupila para dar uma possibilidade de enfrentar o parasita. Mesmo assim, o jovem afirma que não enxerga mais com o olho direito.

Atualmente, Mike posta vídeos no TikTok sobre a sua condição e alertando as pessoas sobre as consequências de dormir com lentes de contato.

Cuidados com as lentes de contato

A médica oftalmologista Marindia Graciolli alertou que o uso incorreto de lentes de contato pode ocasionar lesões na córnea – aquela lente transparente na frente do nosso olho.

A oftalmologista também explica as consequências de dormir com lentes de contato. A médica afirma que “o olho precisa de um descanso para respirar, já que a córnea é avascular.”

Marindia diz que “os vasos sanguíneos servem para transportar oxigênio. Como a córnea não tem vaso sanguíneo, ela respira pelo ar. Por isso, quando dormimos com lente de contato, nosso olho é impedido de respirar por causa da lente.”

Outra razão para retirar as lentes antes de dormir é a higienização. A oftalmologista afirma que durante o período noturno, a lente precisa ficar de molho na solução multiuso utilizada para limpeza.

“Nosso olho produz vários componentes, como água e gordura. Essas substâncias vão grudando na lente de contato. Quando não temos essa prática de higienizar, ocorre a obstrução da lente, fazendo com que ela fique propensa a contaminações, além de reduz a oxigenação da córnea”, explica Marindia.

Por fim, a profissional alertou que devemos tomar cuidado no contato de lentes com água contaminada, como rios e até água da torneira. Marindia avisa que há o risco de contrair o mesmo parasita que consumiu o olho de Mike em águas sujas.

“Em águas contaminadas, pode haver uma protozoário chamada Acanthamoeba, que em contato com a lente de contato, acaba causando úlceras muito graves na região do olho”.


Fonte: Portal do Generoso


Nenhum comentário