AMAZONAS REGISTRA MAIS DE 950 CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NOS 4 PRIMEIROS MESES DE 2023

 

Foto: Reprodução

Entre os meses de janeiro a abril de 2023, o Amazonas registrou 953 casos de violência contra a mulher. Em levantamento realizado pelo Dia a Dia Notícia, a partir de dados disponibilizados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), foi constatado que houve uma redução de 28,88%, em comparação ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 1.340 casos.

Os dados disponibilizados pela FVS-RCP se referem apenas ao número de casos registrados nos municípios do Estado e a faixa etária das vítimas, não sendo possível identificar o tipo de violência sofrida pelas mulheres.

Dentre todas as faixas etárias, mulheres de 10 a 19 anos foram as que mais sofreram com casos de violência no Amazonas, sendo 396 no total de janeiro a abril de 2023. Já em relação ao município que registrou o maior número de casos, a capital Manaus aparece à frente dos demais com um total de 198 casos.

A violência doméstica pode ocorrer de diversas maneiras, sendo elas a física, moral, psicológica, sexual e patrimonial. Muito dos agressores são companheiros das vítimas. As denúncias para crimes de violência doméstica podem ser feitas em qualquer delegacia ou por meio dos canais telefônicos 180 e 181, no qual é possível que a denúncia seja realizada de forma anônima. Outro canal que pode ser utilizado é o 190.

Em casos mais extremos, muitas mulheres acabam perdendo suas vidas, situações na qual se caracterizam o crime de feminicídio, onde neste ano já houve registro de quatro crimes desta natureza. O feminicídio é caracterizado como homicídio consumado ou tentado, tendo mulheres como vítimas (ou com motivação de gênero).



Fonte: Dia a dia Notícia

Nenhum comentário