BOTOS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO APARECEM MORTOS EM PRAIAS DE SANTA CATARINA

Foto: Projeto de Monitoramento de Praias/Divulgação

Quatro botos-cinza foram encontrados mortos entre 5 de abril e 5 de maio. Os casos foram registrados em praias de São Francisco do Sul e Itapoá. A espécie está ameaçada de extinção em Santa Catarina.

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), da Univille, os animais foram encontrados encalhados mortos. O boto-cinza está ameaçado de extinção em Santa Catarina. A espécie é considerada vulnerável pelo Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas do ICMBio.

Quatro encalhes de botos-cinza

O primeiro registro, em 5 de abril foi via acionamento. Um pescador encontrou o boto-cinza já sem vida, boiando na Baía Babitonga e rebocou o animal até o trapiche do bairro Laranjeiras, em São Francisco do Sul.

No local, o boto foi entregue aos técnicos de campo. Já na base, os médicos veterinários puderam confirmar que este boto, macho subadulto, veio a óbito por afogamento em decorrência de emalhe em rede de pesca.

Poucos dias depois, em 12 de abril, o PMP registrou o segundo boto-cinza na praia do Capri, em São Francisco do Sul. No exame de necropsia, os veterinários constataram que o boto, macho juvenil, estava com debilidade crônica, confirmando que o animal estava muito doente.

O terceiro caso e o mais impactante, conforme o PMP, aconteceu em 13 de abril, na praia de Pontal em Itapoá. O animal, uma fêmea subadulta, estava em avançado estado de decomposição, mas o lacre plástico em formato de argola ainda estava preso ao rostro.

O objeto, geralmente utilizado na vedação de garrafas, impediu o animal de abrir a boca por muito tempo e ele morreu de fome.

Em 5 de maio, durante o monitoramento da Praia Grande em São Francisco do Sul, os técnicos de campo do PMP encontraram o quarto boto-cinza morto. O animal, macho juvenil, estava em decomposição avançada e apresentava marcas de predação, impossibilitando a determinação da causa da morte.

Em todos os casos, a equipe técnica coletou, durante a necropsia, amostras biológicas para exames complementares. Em particular, alguns dentes dos botos serão enviados para a Udesc de Laguna.





Fonte: o municipio joinville

Nenhum comentário