CHEFE DO EXECUTIVO DEVE ANALISAR PROPOSTA SOBRE ATRASOS SALARIAIS


 Contratação direta dos profissionais da saúde para combater atrasos salariais, proposta por Wilker Barreto, continua avançando e será analisada pelo Executivo

O problema do atraso salarial dos trabalhadores da saúde que atuam no Amazonas pode estar próximo de ter uma solução, combatendo definitivamente a falta de pagamento à classe que atuam nas unidades de saúde do Estado. Isto porque, a proposta da contratação direta dos trabalhadores pelo Executivo recebeu o ‘sinal verde’ dos órgãos do Estado e agora será analisada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). O importante passo foi anunciado pelo deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) nesta quinta-feira, 11, na Assembleia do Amazonas.

Durante toda a manhã desta quinta, o parlamentar conversou com os trabalhadores da saúde que realizaram manifestação na Casa Legislativa e, posteriormente, reuniu com representantes da categoria, base governista, bem como com o secretário executivo de saúde da capital (SES-AM), Leandro Pimentel.


Após o encontro, foi sinalizado o avanço da propositura de Wilker ao Estado, que é um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), viabilizando a contratação direta e, posteriormente, o concurso público para a área. No encontro, ficou definido que o próximo passo será o despacho com o chefe do Executivo, que deve acontecer nos próximos dias. Vale ressaltar, ainda, que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Ministério Público do Trabalho (MPT-AM) e Controladoria Geral do Estado (CGE-AM) demonstraram concordância com o Termo que deve gerar salários em dia e economicidade aos cofres públicos.  

 “A boa notícia junto ao presidente da Assembleia e a liderança do Governo é que todos os órgãos do Governo deram o sinal verde para este TAG, faltando apenas o despacho com o governador Wilson Lima, que se encontra em viagem. A categoria concordou e acredito que o aceite será positivo, estamos falando de economia, tranquilidade e um ganho na saúde. Se Deus quiser, até o meio do ano, teremos resolvido essa celeuma de milhares de enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, vigilantes e demais profissionais”, anunciou Wilker. 

Luta histórica

Para Barreto, o avanço da proposta é resultado de uma longa luta travada pelos profissionais ao longo dos últimos anos e repercutida diversas vezes à tribuna pelo parlamentar. Principal porta-voz dos trabalhadores da saúde na Assembleia Legislativa, o deputado defende a contratação direta e afirma que esta será uma solução que vai viabilizar dignidade, respeito e valorização aos profissionais.   

“Nós travamos uma batalha muito dura no passado, nós tínhamos que encontrar uma saída. Desde o início deste ano, começamos, eu e o Sindicato (Sindpriv) a participar de reuniões nos órgãos de controle e aqui na Assembleia construímos essa proposta, pois identifiquei que teríamos esta saída após estudos. O importante é que nós estamos bem próximos de resolver. Isso não é uma pauta somente minha e dos trabalhadores da saúde, é uma pauta do Estado e acredito que isso será superado logo”, frisou Wilker.

Nathália Siveira

Nenhum comentário